Encontro é um relevante fórum de discussões e de troca de informações sobre as técnicas experimentais já disponíveis e em planejamento no Sirius
A 35ª Reunião Anual de Usuários (RAU) do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) já tem data marcada: o evento ocorre em 5 e 6 de novembro no Sirius, a maior e mais complexa fonte de luz síncrotron brasileira localizada no campus do CNPEM, em Campinas (SP).
No encontro desse ano, as apresentações vão destacar as conquistas da comunidade ao longo desses 35 anos de RAU e também dos 40 anos do primeiro projeto brasileiro de uma fonte de luz síncrotron.
O evento é uma oportunidade essencial para avaliação e apresentação de propostas de aprimoramento das instalações e instrumentos de pesquisa – identificando necessidades e expectativas da comunidade científica brasileira e internacional em relação ao Sirius.
Mais informações serão divulgadas em breve no site oficial da RAU e nos canais institucionais e redes sociais do CNPEM.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).