Utilização da instalação para usuários acadêmicos é sempre gratuita, e submissões de propostas são realizadas online
Entre os dias 10 de dezembro de 2024 e 15 de janeiro de 2025, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) receberá propostas de pesquisa do público acadêmico externo para utilização da instalação de Purificação de Proteínas (LPP). As propostas serão executadas entre fevereiro e junho de 2025.
O Laboratório de Purificação de Proteínas do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) oferece estrutura completa e insumos para expressão em E. coli e purificação de proteínas recombinantes. A instalação conta com um conjunto de cromatógrafos FLPC (Fast protein liquid chromatography) para separação de proteínas, com disponibilidade de colunas cromatográficas de afinidade, troca iônica, interação hidrofóbica e exclusão por tamanho.
A equipe da instalação oferece apoio científico na otimização de métodos, escolha de colunas e recomendação das soluções tampão com base na molécula alvo a ser purificada, além de treinamento de uso dos equipamentos e suporte completo na execução dos processos separativos. O LPP proporciona um ambiente de apoio e aprendizado, visando a obtenção de amostras de proteínas puras e estáveis, adequadas para a utilização em diferentes estudos funcionais e estruturais subsequentes.
Destaca-se que o usuário deverá participar presencialmente de todo o processo experimental, além de prover o vetor de expressão da proteína de interesse e a referência do protocolo de expressão e purificação, da literatura ou previamente testado.
Os critérios de seleção das propostas incluem a viabilidade técnica do protocolo experimental proposto, considerando as capacidades de equipamentos, insumos e técnicas disponíveis no LPP. Acesse o portfólio oferecido pela instalação.
A submissão de propostas será realizada exclusivamente pelo sistema SAU online. Usuários de fora do Estado de São Paulo poderão solicitar auxílio viagem. – saiba mais na página de auxílios do Escritório de Usuários (EdU) do CNPEM.
Datas importantes
Início da submissão: 10 de dezembro de 2024
Fim da submissão: 15 de janeiro de 2025
Divulgação das propostas selecionadas: 30 de janeiro de 2025
Período de execução: fevereiro a junho de 2025
Sobre o CNPEM
O CNPEM compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo MCTI, o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País, o CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação.