Agência FAPESP, em 04/11/2014
Três chamadas de propostas lançadas pela FAPESP encerram seus prazos para submissão de projetos em novembro.
A primeira a ter seu prazo encerrado, no dia 6, é a publicada no âmbito do acordo de cooperação entre a Fundação e a Braskem.
Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas, no Estado de São Paulo. Aplicam-se as condições e restrições do Programa FAPESP de Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).
Entre os diversos temas relevantes para a chamada estão: Processos de síntese de intermediários, monômeros e polímeros a partir de matérias-primas renováveis, derivadas da cadeia produtiva dos biocombustíveis; Aplicações inovadoras de estruturas usando laminados de compósitos reforçados com fibra de carbono em segmentos estratégicos; Desenvolvimento de métodos analíticos para avaliação de contaminantes em nafta; Obtenção de poliolefinas e olefinas, novas propriedades e processos; Impressão 3D com utilização de PEAD. A chamada pode ser vista em https://fapesp.br/8262
No dia 7 de novembro, termina o prazo para recebimento de propostas da chamada para o desenvolvimento do novo anel acelerador Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas.
A chamada foi lançada com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e visa apoiar micro, pequenas e médias empresas paulistas interessadas em participar como fornecedoras no projeto de construção da nova fonte brasileira de luz síncrotron.
As empresas deverão atender os requerimentos técnicos de 20 desafios tecnológicos do projeto, que envolvem desde a fabricação da câmara de alto vácuo até dispositivos de microfocalização, passando por sistemas de guias de onda e módulos de fenda. A chamada pode ser lida em https://fapesp.br/8909.
Por último, no dia 18 de novembro, termina o prazo para a chamada de propostas lançada pela FAPESP e pela Agence Nationale de Recherche, da França.
As duas instituições selecionarão e apoiarão projetos de pesquisa conduzidos por pesquisadores da França e de instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo.
Nesta chamada a ANR consolidou programas anteriores em um Generic Call 2015. A chamada segue os termos do acordo de cooperação mantido pela ANR com a FAPESP.
Para a edição de 2015, os temas selecionados são: a) Neurociências, Doenças Cardiovasculares e Metabolismo; b) Pesquisa Marinha; c) Ciências Sociais e Humanidades. O texto da chamada está em https://www.fapesp.br/8955