Bolsista selecionado aturará no campus do CNPEM, em Campinas (SP); candidaturas devem ser submetidas até 2 de outubro de 2025
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), por intermédio do acordo entre CNPEM e Universidade de São Paulo (USP), oferece uma vaga de pós-doutorado para atuação em pesquisa de ponta voltada ao desenvolvimento de estruturas plasmônicas híbridas com materiais 2D, com aplicações em tecnologias quânticas emergentes.
O foco principal da oportunidade envolve o desenvolvimento e otimização de processos de micro e nanofabricação de metasuperfícies metálicas simuladas, integradas a materiais 2D.
A pessoa selecionada para a bolsa atuará em processos de litografia eletrônica até a caracterização morfológica e óptica das estruturas híbridas, com ênfase na amplificação da interação luz-matéria para a geração eficiente de radiação não linear, com foco na SHG, e na engenharia de emissores de fótons únicos.
O projeto terá colaboração direta com um estudante de doutorado atuando no Grupo de Pesquisas em Óptica e Fotônica do IFSC-USP na melhoria das simulações e caracterizações ópticas.
Requisitos para candidatura
Pessoas candidatas devem possuir doutorado em Física, Engenharia, Nanotecnologia, Materiais ou áreas afins.
Espera-se dos candidatos experiência comprovada em nanofabricação, incluindo litografia por feixe de elétrons e/ou Feixe de íons focalizados (FIB), bem como Deposição e Corrosão de filmes metálicos e dielétricos, além de conhecimento (preferencialmente domínio) em materiais 2D.
É desejável familiaridade com caracterização morfológica (AFM e MEV) e óptica (Raman e fotoluminescência). A posição oferece participação em pesquisa de ponta em um ambiente inovador e colaborativo.
Detalhes sobre a atuação
O projeto será realizado nas dependências do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), unidade que integra o CNPEM. O bolsista atuará sob supervisão do pesquisador Alisson R. Cadore (LNNano/CNPEM) e do professor Euclydes Marega Jr. (IFSC/USP).
Condições da bolsa
- Valor mensal: R$ 12.000,00
- Duração inicial: 24 meses
- Possibilidade de renovação: por até 12 meses, condicionada à avaliação do relatório científico e à disponibilidade orçamentária
Como se candidatar
As candidaturas devem incluir: (i) carta de apresentação, detalhando a experiência prévia e motivação (máximo de duas páginas); (ii) Links para o Currículo Lattes e demais perfis acadêmicos; (iii) duas cartas de recomendação. As inscrições devem ser encaminhadas para os emails alisson.cadore@lnnano.cnpem.br e euclydes@ifsc.usp.br com o assunto “Bolsa de Pós-Doutorado USP-CNPEM”.
Etapas do processo de seleção
- Data limite para candidatura:2 de outubro de 2025
- Período de entrevistas: 6 a 10 de outubro de 2025
- Divulgação dos resultados: a partir de 15 de outubro
- Implementação da bolsa: até 3 de novembro de 2025
Candidatos podem buscar mais informações sobre a chamada na notícia publicada no site do CNPEM e no portal da USP. Em caso de dúvidas sobre o processo, escreva para: alisson.cadore@lnnano.cnpem.br.
Sobre o LNNano
O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) atua na pesquisa e no desenvolvimento envolvendo a escala nanométrica, por meio de infraestruturas sofisticadas e equipes altamente especializadas, capazes de buscar respostas a desafios científicos e alavancar soluções tecnológicas. Suas instalações abertas compõem um parque único no País, incluindo microscopia eletrônica, criomicroscopia, microscopia de força atômica, além de salas limpas e laboratórios que possibilitam desde a síntese e a caracterização de materiais até a fabricação de dispositivos. Sua pesquisa científica aborda temas estratégicos, nos quais a nanociência e a nanotecnologia contribuem para a solução de problemas nacionais, como em energias renováveis, materiais para a sustentabilidade, saúde e dispositivos quânticos. O LNNano faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).