Serão concedidas até 20 bolsas de doutorado e até 10 bolsas de pós-doutorado. As inscrições estão abertas até 24 de julho de 2025.
Estão abertas as inscrições para Chamada Conjunta de Bolsas no âmbito do Programa de Colaboração em Pesquisa entre a Universidade de São Paulo (USP) e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
A iniciativa oferece bolsas de doutorado e pós-doutorado para estudos desenvolvidos em parceria entre grupos de pesquisa do CNPEM e da USP, nas áreas estratégicas ou nas competências transversais do CNPEM.
As propostas devem ter, ao menos, dois pesquisadores principais: um da USP e um do CNPEM, ambos em atividade nas instituições às quais estão vinculados. Os candidatos às bolsas de doutorado e pós-doutorado não precisam ser definidos no momento da submissão da proposta, apenas no momento da sua implementação.
Nesta chamada, serão concedidas até 20 bolsas de doutorado e até 10 bolsas de pós-doutorado. As inscrições estão abertas até 24 de julho de 2025.
Mais informações estão disponíveis no edital da Chamada, disponível em: https://www.prpg.usp.br/attachments/article/31/Chamada-conjunta-USP-CNPEM-2025.pdf
Parceria entre instituições
A chamada é resultado de um acordo assinado entre o CNPEM e a USP no dia 24 de julho, em cerimônia realizada na sala do Conselho Universitário da USP. O programa, oficializado por meio de portaria assinada pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior e publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, prevê a concessão de 40 bolsas para estudantes de doutorado da USP e 20 bolsas para pós-doutorandos, divididas em duas chamadas, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em laboratórios da USP e do CNPEM.
Leia mais em: https://cnpem.br/cnpem-e-usp-fazem-acordo-para-oferecer-bolsas-a-pesquisadores/
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).