O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), oferece uma vaga de Bolsa de Pós-doutorado em Biologia Molecular e Celular de Câncer, dentro do âmbito do Projeto Temático: “Metabolismo no microambiente e o papel das trocas metabólicas na progressão tumoral”. O projeto será realizado no Laboratório de Sociologia Molecular e Celular do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio).
Título do projeto: Glutaminase 1 e o remodelamento do microambiente imune no câncer de mama triplo negativo
A bolsa está vinculada a Projeto Temático que tem como um de seus objetivos estudar o impacto do metabolismo de glutamina no perfil de células imunes infiltradas no microambiente tumoral. O bolsista selecionado dará continuidade aos estudos em andamento no laboratório, focando nos mecanismos associados à resposta ao co-tratamento com terapia anti-PD1 e inibidor de glutaminase em modelos singênico murino de câncer de mama triplo-negativo.
Requisitos do candidato
- Doutorado em Biologia, Bioquímica, Biomedicina, Farmácia, Biotecnologia ou áreas afins;
- Experiência sólida com experimentação animal, especialmente em modelos tumorais;
- Forte experiência em cultivo celular e manipulação gênica (KD e/ou KO), bem como em culturas 3D;
- Familiaridade com abordagens ômicas;
- Inglês avançado.
Como se inscrever
Os candidatos interessados devem enviar um resumo do CV na formatação recomendada pela FAPESP; carta de apresentação, explicando o interesse na vaga e um breve resumo da experiência relevante (máximo de duas páginas), e uma carta de recomendação, para o endereço de email: sandra.dias@lnbio.cnpem.br, até o dia 15 de março de 2025.
Sobre a modalidade da bolsa
A Bolsa FAPESP será na modalidade de “Pós-doutorado (PD)”. Para saber mais informações sobre a modalidade de Bolsa, consulte o site da FAPESP, em: https://fapesp.br/valores/bolsasnopais.
Em caso de dúvidas, envie uma mensagem para sandra.dias@lnbio.cnpem.br.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. O CNPEM é responsável pela operação dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), e também pela Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).