Ministro da Educação anuncia programa de bolsas de estudos no CNPEM, em Campinas, para 2019

Publicado em 20/07/2018
Rádio Brasil Campinas, 12/07/2018

 

O CNPEM (Centro Nacional de Pesquisas em Energias e Materiais), em Campinas, deve começar em 2019 um programa de bolsas para cursos de graduação e pós-graduação. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, durante visita aos quatro laboratórios do centro na manhã de quinta-feira.

O ministro comentou sobre o termo assinado entre o Ministério da Educação e o CNPEM para permitir que o centro se torne uma instituição formadora, como uma universidade. O valor total do recurso, disponibilizado pelo Governo Federal ao Ministério da Educação, é de R$ 15 milhões.

Durante a visita, o ministro Rossieli destacou a importância do centro para o desenvolvimento de pesquisas e de formação de profissionais no país.

Para o diretor geral do CNPEM e do projeto Sirius, José Roque, a parceria entre o governo e o centro é um grande ganho para o país.

Outro assunto comentado pelo ministro foi a divulgação do resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que ainda não foi realizada.

O ministro, acompanhado pelo prefeito em exercício de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, também visitou o projeto Sirius, laboratório de luz síncrotron de 4ª geração. A estrutura ocupa uma área de 68 mil metros quadrados e já recebeu, aproximadamente, R$ 1,5 bilhão em investimentos. Em desenvolvimento desde 2003, a previsão é de que o Sirius seja inaugurado até o final de 2018.