CNPq, em 18/09/2013
Entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) será sede do Workshop on Drug Design and Neglected Tropical Disease, uma iniciativa do Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) e do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio).
O evento tem como principal público-alvo cientistas envolvidos com pesquisas colaborativas, pesquisas com doenças parasitárias, pesquisas para o desenho de novos candidatos a fármacos e pesquisas relacionadas à bioquímica e biologia molecular e estrutural.
As doenças negligenciadas são aquelas que, apesar dos altos índices de incidência e mortalidade, recebem poucos investimentos das indústrias farmacêuticas. Doença de Chagas, leishmaniose, malária são alguns exemplos dessas enfermidades, que afetam principalmente populações de países em desenvolvimento, onde os sistemas de saúde não geram os lucros esperados pelas empresas de fármacos. Há poucos tratamentos disponíveis para essas doenças e parte dos medicamentos existentes enfrentam casos de resistência. Diante desse problema de saúde, as pesquisas acadêmicas voltadas à descoberta e ao desenvolvimento de novos fármacos se sobressaem.
O Workshop tem como principal objetivo aprimorar as habilidades dos estudantes e pesquisadores inscritos no planejamento de drogas contra doenças negligenciadas. Para isso, serão realizadas 40 horas de atividades, como palestras, exercícios, discussões, sessão de pôsteres e visita à Plataforma Tecnológica de Descoberta de Fármacos do LNBio. Palestrantes do Brasil, Reino Unido, Argentina e dos Estados Unidos abordarão tópicos básicos e avançados sobre o tema e contemplarão questões de bioquímica, purificação de proteínas, síntese de fármacos, cristalografia e planejamento baseado na estrutura de alvos moleculares.
Os interessados podem fazer sua inscrição pelo endereço https://workshopntd.tk/ na aba “Application”, onde também poderão anexar artigo científico relacionado ao assunto. Para mais informações sobre o Workshop, acesse o site oficial do evento.
Com informações do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)
Contato: comunica@cnpem.br | (19) 3512-1050 | (19) 3512-1250
Coordenação de Comunicação Social
Repercussão: Cérebro Ativo, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação,