Correio Popular, 16/07/2017
Cedoc
O evento será realizado em Campinas e já tem a confirmação dos principais nomes e lideranças de áreas de pesquisa, de produção e distribuição de diferentes matrizes energéticas
Os desafios que envolvem a oferta e disponibilidade das diversas fontes de energia na recuperação dos investimentos no Interior Paulista estão em pauta no segundo Capítulo do Fórum RAC 2017 – Caminhos da Retomada. O evento será realizado nesta segunda-feira, das 8h às 17h30, na Casa de Campo do Royal Palm Plaza Hotel Resort, em Campinas, e já tem a confirmação da presença dos principais nomes e lideranças de áreas de pesquisa, de produção e distribuição de diferentes matrizes energéticas. As vagas para o evento são limitadas e as inscrições poderão ser feitas no local do evento, de acordo com a disponibilidade de vagas.
Temas relevantes como o que pode acontecer em todo o Interior e Litoral diante da retomada de investimento estão na pauta do Fórum, entre eles, a discussão se o volume atual de energia, das diversas matrizes, poderá abastecer todas as atividades de produção, assim como o consumo nas cidades e no meio rural. Os pesquisadores e especialistas debaterão se isso se constitui em um problema ou uma oportunidade, além do estágio de desenvolvimento das diversas matrizes, incluindo a eólica, solar fotovoltaica e a bioenergia, e se elas poderão auxiliar as energias geradas pelas usinas hidrelétricas e termoelétricas. Segundo Sylvino de Godoy Neto, presidente do Grupo RAC, “além de promover prosperidade, a política energética pode fazer toda a diferença no futuro que desejamos para Brasil. De forma planejada e equilibrada, sua utilização pode contribuir fortemente para o crescimento da economia, para o bem-estar social e para melhores cuidados com o meio ambiente”.
Os especialistas também vão discutir se será possível a redução do custo da energia para o consumidor com a agregação de energia de novas fontes e a que custo isso se dará. Questões como “se com o aumento das fontes energéticas a ameaça de apagões estará eliminada” ou “se não há mais possibilidade de novas usinas hidrelétricas no Estado de São Paulo como resolver isso?” estão no repertório dos debatedores.
Os organizadores do evento ressaltam que o elevado conteúdo do Segundo Capítulo do Fórum, pelo alto nível dos palestrantes, a maioria constituída pelos próprios presidentes das sociedades brasileiras de energia de diversas matrizes, além de renomados pesquisadores assim como dos temas propostos à discussão, ensejarão, conclusões de grande importância para orientar planejadores e gestores estatais, além de investidores e consumidores.
O Fórum será aberto às 8h com um café de boas-vindas aos participantes e na sequência falarão o diretor presidente do Grupo RAC, Sylvino de Godoy Neto, e o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB).
A programação segue até as 17h30 com a realização de três conferências e duas mesas redondas. A primeira conferência, “Energia para o Desenvolvimento do Interior Paulista: a visão e o papel do Estado”, será realizada pelo Secretário Estadual de Energia e Mineração João Carlos Meirelles, das 9h50 às 10h30. Entre outros conferencistas, o evento tem presença confirmada de Cláudio Pimentel, superintendente da Refinaria de Paulínia da Petrobras, Gustavo Amarantes Guimarães Pereira, do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), e Luís Barbosa Cortez, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).