Programa Embaixadores CNPEM

O Programa Embaixadores CNPEM busca ampliar a abrangência territorial dos seus beneficiários, atuando transversalmente às áreas do conhecimento e impactando o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). 

O CNPEM oferece instalações abertas à comunidade acadêmica, proporcionando equipamentos de alta tecnologia sem custo para pesquisadores e estudantes do mundo todo, juntamente com insumos laboratoriais e apoio técnico especializado.

O Programa de Usuários do CNPEM permite que pesquisadores externos de universidades e institutos de pesquisa submetam propostas de pesquisa e acessem seus equipamentos de forma gratuita, também oferecendo a estes pesquisadores auxílio financeiro para viagem, alimentação e hospedagem durante a realização dos seus experimentos no CNPEM.

Ampliar a territorialidade do programa é um desafio, mas o CNPEM busca maior democratização do uso de suas instalações. O Programa Embaixadores visa formar grupos de pesquisadores em Universidades Federais que atuem nas respectivas regiões para aumentar a capilaridade das ações de capacitação e divulgação sobre as instalações abertas do CNPEM, focando nesta primeira edição nas regiões Norte e Nordeste.

O COPROPI (Colégio de pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino Superior) apoia o programa articulando a implementação das ações junto as Pró-reitorias de pós-graduação e pesquisa das respectivas instituições, também contribuindo na seleção dos Embaixadores conforme Edital.

Tire suas dúvidas

Esclarecemos as principais dúvidas sobre o Programa Embaixadores CNPEM. Caso sua questão não esteja contemplada no FAQ, fale conosco pelo e-mail embaixadores@cnpem.br ou utilize o formulário de contato.

IR AO FORMULÁRIO DE CONTATO

Quais as atividades previstas para os Embaixadores?

Os Embaixadores  tem como principal atividade a articulação e condução de ações de divulgação sobre as instalações abertas do CNPEM, oferecidas para o público acadêmico externo, ampliando o conhecimento sobre o processo de seleção e calendário das chamadas de propostas de pesquisa, atuando também na facilitação do processo de submissão de propostas de pesquisa por novos usuários.

É esperado que os Embaixadores fomentem uma maior abrangência temática das propostas de pesquisa nas regiões priorizadas e estabeleçam um canal de direcionamento de dúvidas e sugestões sobre o Programa de Usuários do CNPEM. Finalmente, eles  devem auxiliar na proposição e condução de ações pontuais, como por exemplo, sessões de dúvidas, webinars e outros eventos, atuando como apoiadores das respectivas pró-reitorias de Pesquisa e Inovação na proposição de ações conjuntas.

Qual o plano de trabalho previsto para o Programa?

Ampliar a divulgação sobre as instalações abertas do CNPEM e o acesso as mesmas nas regiões priorizadas, por meio do estreitamento do relacionamento entre o Escritório de Usuários do CNPEM e os Pesquisadores e Especialistas dos diferentes Programas de Pós-Graduação das Universidades Federais contando com ações afirmativas.

Com isso, espera-se estabelecer canais de comunicação que permitam divulgar mais amplamente as técnicas experimentais disponíveis no Centro como também dirimir dúvidas, apoiar pesquisadores e estudantes na submissão de propostas de pesquisa, propor e viabilizar novas oportunidades de capacitação e, por fim, buscar ampliar e capilarizar o acesso de cientistas ao CNPEM.

Qual é a expectativa de resultados do Programa?

O Plano de Ação do Programa Embaixadores estima dedicação mínima de 10 horas mensais para as a condução das atividades previstas, também exigindo assiduidade na participação das reuniões mensais que ocorrerão em modalidade virtual, fornecendo devida justificativa em casos de ausências pontuais.

Qual a expectativa de dedicação dos Embaixadores em estimativa de horas?

Nesta primeira edição, o Plano de Ação do Programa Embaixadores estima dedicação mínima de 10 horas mensais para as a condução das atividades previstas no Programa, também exigindo assiduidade na participação das reuniões mensais que ocorrerão em modalidade virtual, fornecendo devida justificativa em casos de ausências pontuais.

Qual é o papel do COPROPI no Programa?

O COPROPI terá o papel fundamental de articular a implementação do Programa junto as Pró-reitorias de Pós-graduação e Pesquisa das Universidades Federais, auxiliando na idealização e consolidação do Programa, apoiando desde a etapa de seleção dos Embaixadores até a determinação de ações prioritárias e a formulação de pautas da Reunião Anual dos Embaixadores.

Qual será o ponto focal da condução do Programa Embaixadores no CNPEM?

O Escritório de Usuários (EdU) será o ponto focal da condução do Programa podendo contar com a possível participação de pesquisadores e especialistas do CNPEM nos eventos, palestras e webinars previstos na programação. Com o apoio do COPROPI e dos futuros Embaixadores espera-se ampliar o alcance das ações de divulgação e afirmativas sobre o Programa de Usuários do CNPEM.

Por qual motivo o Programa não inclui todas as regiões do País?

A primeira edição do Programa Embaixadores é considerada uma “iniciativa piloto” que permitirá explorar a pauta proposta e levantar demandas e melhores práticas provendo insumos e resultados para que se busque futuramente expandir a ação para as demais regiões do país. Neste sentido, em sua primeira edição do Programa optou-se em focar nas regiões Norte e Nordeste onde é perceptível a oportunidade e demanda por ações que expandam o alcance do Programa de Usuários.

Por qual motivo o Programa abrange somente as Universidades Federais?

Esta é uma iniciativa idealizada e realizada em colaboração com o COPROPI e, portanto, o público-alvo nesta primeira edição do Programa é aquele em sua esfera de atuação. Entretanto, espera-se que os Embaixadores possam empreender esforços locais que busquem agregar representantes de outras instituições de ensino e pesquisa para somar esforços às iniciativas propostas pelo Programa.

Há expectativa de ampliação do escopo do Programa?

Espera-se, a partir dos resultados alcançados com a primeira edição do Programa, viabilizar sua expansão a fim de atender demais regiões do Brasil e outras instituições de ensino e pesquisa.

Fale conosco

Utilize o canal exclusivo para tirar dúvidas ou encaminhar sugestões sobre o Programa Embaixadores. Utilize o formulário abaixo ou escreva para embaixadores@cnpem.br.

Nome(obrigatório)
E-mail(obrigatório)
Utilize este campo para endereçar suas dúvidas em relação ao Programa Embaixadores CNPEM. Seus dados e comentários serão tratados de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do CNPEM
Comunicados CNPEM

Parceiros do Programa