Programa Embaixadores CNPEM

O Programa Embaixadores CNPEM busca ampliar a abrangência territorial dos seus beneficiários, atuando transversalmente às áreas do conhecimento e impactando o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). 

O Centro oferece instalações abertas à comunidade acadêmica, proporcionando equipamentos de alta tecnologia gratuitamente para pesquisadores e estudantes do mundo todo, juntamente com insumos laboratoriais e apoio técnico especializado.

O Programa de Usuários do CNPEM permite que pesquisadores externos de universidades e centros de pesquisa submetam propostas de pesquisa e acessem seus equipamentos de forma gratuita, também oferecendo a estes pesquisadores auxílio financeiro para viagem, alimentação e hospedagem durante a realização dos seus experimentos no CNPEM.

Ampliar a territorialidade do programa é um desafio, mas o CNPEM busca maior democratização do uso de suas instalações. O Programa Embaixadores visa formar grupos de pesquisadores em Universidades Federais que atuem nas respectivas regiões para aumentar a capilaridade das ações de capacitação e divulgação sobre as instalações abertas do CNPEM, focando nesta primeira edição nas regiões Norte e Nordeste.

Os futuros embaixadores participarão da Reunião Anual de Embaixadores no CNPEM com despesas de viagem custeadas pelo Programa e receberão certificado de participação e capacitação exclusiva.

O COPROPI (Colégio de pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino Superior) apoia o programa articulando a implementação das ações junto as Pró-reitorias de pós-graduação e pesquisa das respectivas instituições, também contribuindo na seleção dos Embaixadores conforme o Edital.

Aprovados em 1ª chamada

Confira a relação com os 28 Embaixadores aprovados para integrar a primeira edição do Programa Embaixadores CNPEM. Os aprovados estão sendo comunicados individualmente por e-mail com instruções sobre o Programa e para formalizar o aceite da participação impreterivelmente até o dia 1 de novembro de 2024.

Os Embaixadores selecionados se comprometem a ler e concordar com o Código de Conduta do CNPEM.

NOME INSTITUIÇÃO DE ENSINO ESTADO
ANDRE LUIS MENEZES CARVALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) PI
BRUNO MOURA MONTEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA) PA
BRUNO SOUSA ARAÚJO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) CE
CLAUDENER TEIXEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) CE
CLAUDIR OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA) PA
CLODOMIRO ALVES JUNIOR UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) RN
COCHIRAN PEREIRA DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) SE
DANILO DA SILVA OLIVIER UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS (UFNT) TO
DAVID SAMPAIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) AL
DENNY WILLIAM DE OLIVEIRA MESQUITA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) RO
DIERIC DOS SANTOS DE ABREU UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) CE
DIODOMIRO BALDOMERO LUQUE CARCASI UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC) AC
EDUARDO PADRON HERNANDEZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) PE
EMMANUELLE SÁ FREITAS FEITOSA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) PA
GABRIEL ZAZERI UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR) RR
HAYANA RAMOS LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA (UFSB) BA
HELINANDO PEQUENO DE OLIVEIRA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) PE
HEVESON LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB) BA
ISABELLE BEZERRA CORDEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) AM
JANINE BRAZ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) RN
JOÃO VICTOR BARBOSA MOURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) MA
JOSÉ DELANO BARRETO MARINHO FILHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR) PI
LUIZ FRANCISCO SOUZA FILHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB) BA
MARCELE PASSOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) PA
MÁRCIO MEDEIROS SOARES UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) PB
RAILDO ALVES FIUZA JUNIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) BA
THIAGO SIMOES UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) PE
WALMAN BENICIO DE CASTRO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) PB

Datas importantes

  • Inscrições prorrogadas: 30 de agosto a 04 de outubro de 2024

  • Divulgação dos selecionados: Outubro de 2024

  • Confirmação de participação: até 1 de novembro

  • Reunião virtual de lançamento do Programa: Dezembro de 2024

Critérios de seleção

Confira os critérios de seleção que serão adotados para o Programa Embaixadores CNPEM. O conhecimento prévio do acesso às instalações do CNPEM será considerado um diferencial para a estruturação do Programa, principalmente nesta primeira edição do Programa.

  • Possuir título de doutor;
  • Ter currículo Lattes atualizado até a data limite para submissão da proposta;
  • Possuir vínculo como pesquisador e/ou docente em Universidades Públicas Federais nas regiões Norte e Nordeste.

Tire suas dúvidas

Esclarecemos as principais dúvidas sobre o Programa Embaixadores CNPEM. Caso sua questão não esteja contemplada no FAQ, fale conosco por e-mail.

IR AO FORMULÁRIO DE CONTATO

Quais as atividades previstas para os Embaixadores?

Os Embaixadores terão com principal atividade a articulação e condução de ações de divulgação sobre as instalações abertas do CNPEM oferecidas para o público acadêmico externo ampliando o conhecimento sobre o processo de seleção e calendário das chamadas de propostas de pesquisa, atuando também na facilitação do processo de submissão de propostas de pesquisa por novos usuários.

É esperado que os Embaixadores fomentem uma maior abrangência temática das propostas de pesquisa nas regiões priorizadas e estabeleçam um canal de direcionamento de dúvidas e sugestões sobre o Programa de Usuários do CNPEM. Finalmente, eles deverão auxiliar na proposição e condução de ações pontuais, como por exemplo, sessões de dúvidas, webinars e outros eventos, atuando como apoiadores das respectivas Pró-reitorias de Pesquisa e Inovação na proposição de ações conjuntas.

Qual o plano de trabalho previsto para o Programa?

O Programa prevê apresentações sobre o Programa de Usuários do CNPEM, com ampla divulgação das suas Infraestruturas Abertas e Técnicas Experimentais disponíveis reforçando-se as possibilidades e os meios de acesso às estas infraestruturas por pesquisadores das regiões participantes. Para condução do plano de trabalho, os Embaixadores receberão material de divulgação como também a devida orientação para sua distribuição.

Haverá a coleta de sugestões e condução de pesquisa para identificação de lacunas e oportunidades para ampliação temática e territorial do uso das instalações abertas do CNPEM nas regiões priorizadas. Com base nos resultados desta pesquisa, os Embaixadores poderão propor ações específicas e customizadas de capacitação e treinamento com abrangência regional, abarcando múltiplas instituições dentro das respectivas regiões.

Espera-se que o plano de ação desta iniciativa seja continuamente aprimorado a partir da contribuição os Embaixadores. Assim, os tópicos acima poderão ser ajustados conforme necessidade e proposições dos participantes deste programa.

Qual é a expectativa de resultados do Programa?

Espera-se, a partir desta primeira edição do Programa, ampliar a divulgação sobre as instalações abertas do CNPEM e o acesso as mesmas nas regiões priorizadas, por meio do estreitamento do relacionamento entre o Escritório de Usuários do CNPEM e os Pesquisadores e Especialistas dos diferentes Programas de Pós-Graduação das Universidades Federais. Com isso, espera-se estabelecer canais de comunicação que permitam divulgar mais amplamente as técnicas experimentais disponíveis no Centro como também dirimir dúvidas, apoiar pesquisadores e estudantes na submissão de propostas de pesquisa, propor e viabilizar novas oportunidades de capacitação e, por fim, buscar ampliar e capilarizar o acesso de cientistas ao CNPEM.

Qual a expectativa de dedicação dos Embaixadores em estimativa de horas?

Nesta primeira edição, o Plano de Ação do Programa Embaixadores estima dedicação mínima de 10 horas mensais para as a condução das atividades previstas no Programa, também exigindo assiduidade na participação das reuniões mensais que ocorrerão em modalidade virtual, fornecendo devida justificativa em casos de ausências pontuais.

Qual é o papel do COPROPI no Programa?

O COPROPI terá o papel fundamental de articular a implementação do Programa junto as Pró-reitorias de Pós-graduação e Pesquisa das Universidades Federais, auxiliando na idealização e consolidação do Programa, apoiando desde a etapa de seleção dos Embaixadores até a determinação de ações prioritárias e a formulação de pautas da Reunião Anual dos Embaixadores.

Qual será o ponto focal da condução do Programa Embaixadores no CNPEM?

O Escritório de Usuários (EdU) será o ponto focal da condução do Programa podendo contar com a possível participação de pesquisadores e especialistas do CNPEM nos eventos, palestras e webinars previstos na programação. Com o apoio do COPROPI e dos futuros Embaixadores espera-se ampliar o alcance das ações de divulgação sobre o Programa de Usuários do CNPEM.

Por qual motivo o Programa não inclui todas as regiões do País?

Esta primeira edição do Programa Embaixadores é considerada uma “iniciativa piloto” que permitirá explorar a pauta proposta e levantar demandas e melhores práticas provendo insumos e resultados para que se busque futuramente expandir a ação para as demais regiões do país. Neste sentido, em sua primeira edição do Programa optou-se em focar nas regiões Norte e Nordeste onde é perceptível a oportunidade e demanda por ações que expandam o alcance do Programa de Usuários.

Por qual motivo o Programa abrange somente as Universidades Federais?

Esta é uma iniciativa idealizada e realizada em colaboração com o COPROPI e, portanto, o público-alvo nesta primeira edição do Programa é aquele em sua esfera de atuação. Entretanto, espera-se que os Embaixadores possam empreender esforços locais que busquem agregar representantes de outras instituições de ensino e pesquisa para somar esforços às iniciativas propostas pelo Programa.

Há expectativa de ampliação do escopo do Programa?

Espera-se, a partir dos resultados alcançados com a primeira edição do Programa, viabilizar sua expansão a fim de atender demais regiões do Brasil e outras instituições de ensino e pesquisa.

Informe-se & inscreva-se

Tem dúvidas sobre o Programa Embaixadores CNPEM? Baixe o edital e confira detalhes.

Pronto para disseminar informações sobre o Centro e se tornar um Embaixador CNPEM?

Fale conosco

Utilize o canal exclusivo para tirar dúvidas ou encaminhar sugestões sobre o Programa Embaixadores. Utilize o formulário abaixo ou escreva para edu@cnpem.br.

Nome(obrigatório)
E-mail(obrigatório)
Utilize este campo para endereçar suas dúvidas em relação ao Programa Embaixadores CNPEM. Seus dados e comentários serão tratados de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do CNPEM
Comunicados CNPEM

Parceiros do Programa