Desenvolvimento de novas terapias para doenças multifatoriais
Miller Freitas
A startup Nintx e o CNPEM iniciaram em 2022 um programa de pesquisa e desenvolvimento colaborativo para utilizar produtos da biodiversidade brasileira como plataforma para desenvolvimento de novas terapias para doenças multifatoriais (terapias multi-target). Nesta parceria, Nintx e CNPEM irão colaborar inicialmente em quatro projetos, selecionados como os mais promissores para a abordagem multi-target.
Por parte do CNPEM a biblioteca de produtos naturais proveniente de bioprospecção, construída em parceria com a Phytobios, será empregada em conjunto com técnicas analíticas e de screening avançadas, cristalografia de proteínas com o Sirius e algoritmos computacionais customizados para descoberta de fármacos a partir de produtos naturais.
Por parte da Nintx, o know-how em pesquisa e desenvolvimento de fármacos, aliado a experiência e tecnologias proprietárias no campo do microbioma humano complementará a Plataforma de Descoberta do CNPEM com vistas a novos desenvolvimentos na área farmacêutica. Para Miller Freitas, CEO da NINTX, a escolha do CNPEM como parceiro para esses desenvolvimentos de fármacos aliando a biodiversidade brasileira e o microbioma humano deve-se as competências diferenciadas do Centro.
“A ideia desta parceria é juntar a Plataforma de Descoberta do CNPEM ao know-how da Nintx em P&D e negócios, assim como às nossas tecnologias proprietárias no campo do microbioma humano. O CNPEM é uma referência mundial na ciência com uma capacidade extraordinária para a descoberta de compostos ativos de origem natural contra alvos biológicos de interesse. Possui uma biblioteca de produtos naturais, tecnologias analíticas e de screening avançadas, cristalografia de raio-X com o Sirius e cientistas de alto calibre.”