Colaborações com a Petrobras
A colaboração do CNPEM com a Petrobrás é um exemplo de caso de sucesso de longa data, envolvendo diversos laboratórios. Dentre os diversos projetos de P&D realizados em colaboração com a empresa, destacam-se:
- Tecnologia para sensores distribuídos de poço (2010-2014): desenvolvimento de sensores microfabricados (MEMS) para o monitoramento de temperatura e pressão de poços de petróleo em tempo real. O resultado do projeto pode ser aplicado em processos similares de monitoramento em todas as etapas de produção de óleo e gás;
- Métodos de preparo de amostra e sensores na área de petróleo e gás (2019-2024): desenvolvimento de projeto que visa monitorar e aplicar uma plataforma microfluídica, com fins de aumentar o controle sobre as dosagens, os resíduos dos insumos e o monitoramento da qualidade dos produtos usados na cadeia.
O Desenvolvimento das etapas críticas do processo de produção de etanol de segunda geração, projeto cofinanciado pela Embrapii, teve por objetivo desenvolver uma rota de produção de etanol celulósico para biomassas do setor sucroenergético, contando com estudos em escalas laboratorial e piloto e integrando os resultados em modelos de cenários industriais para avaliações técnico-econômicas e ambientais.
O projeto foi concluído com êxito, tendo sido escolhido como um dos finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020, na categoria temática “Redução de Impactos Ambientais e Energias Renováveis”.