Ranking do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), divulgado em 26 de abril, mostra Centro ocupando 24ª posição
O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) divulgou, no último dia 26, a lista com as cinquenta instituições com maior número de depósitos de patentes no país. O ranking, que reúne dados de 2021, apresenta o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) ocupando a 24ª posição – um avanço de 18 posições em relação a 2020, quando o Centro ocupava a 42ª posição. O INPI historicamente divulga sua lista próximo ao dia 26 de abril, data que celebra o Dia Mundial da Propriedade Intelectual.
Em 2021 o CNPEM depositou 19 pedidos de patentes em áreas como tecnologias para aceleradores de partículas, peças automotivas baseadas em materiais renováveis, adesivo desenvolvido sem o uso de solventes, sensores para aplicações diversas, catalisadores para insumos alimentícios, espuma para descontaminação ambiental, além de tecnologias para áreas da saúde, e para o setor petroquímico.
Patricia Toledo, gerente da área de inovação do CNPEM, observa que o Centro ingressou pela primeira vez no ranking dos cinquenta maiores depositantes de patentes em 2020. Conforme Toledo, “a escalada do Centro no ranking de depositantes nacionais do INPI reflete o potencial de inovação dos resultados das atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas no CNPEM, e o esforço da Assessoria de Inovação em protegê-los, com intuito de viabilizar sua transferência para o setor produtivo e posterior disponibilização no mercado, para uso pela sociedade, ampliando o impacto social de nossas atividades”.
Adicionalmente aos depósitos em território brasileiro, o CNPEM tem se empenhado na proteção de suas tecnologias também em âmbito internacional, ampliando as possibilidades de licenciamento para potenciais parceiros em diferentes continentes. A lista completa de tecnologias disponíveis para licenciamento pode ser consultada na Vitrine Tecnológica.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.