Estande, mesa redonda, minicurso e premiações marcam participação do CNPEM em encontro da SBPMat realizado em Santos-SP
Catorze trabalhos de bolsistas e profissionais do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) foram premiados durante a 22ª edição do encontro da Sociedade Brasileira de Materiais (SBPMat) – B-MRS Meeting, realizado na cidade de Santos-SP, entre 29 de setembro e 3 de outubro. O CNPEM também esteve presente no evento com um estande para divulgar as possibilidades de uso das instalações científicas abertas e em diversas apresentações de resultados e sessões especiais, como um minicurso de microscopia eletrônica e uma mesa redonda sobre divulgação científica.
Com o intuito de ampliar a participação de mulheres nas áreas científicas, esta edição do evento contou com uma premiação dedicada, a Early Career Woman Scientist, que reconheceu os melhores trabalhos apresentados por mulheres nas sessões de comunicação oral. A pesquisadora Ingrid David Barcelos, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), foi agraciada com o prêmio principal por sua apresentação “Earth-Abundant Talc 2D Layered Materials: Vibrational Properties, Nanophotonics, and Optoelectronic Applications”, e a pesquisadora Ingrid Guadalupe Rodriguez Gutierrez, do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), recebeu a menção honrosa da mesma premiação, com o trabalho “Towards Sustainable Hydrogen Production: Modification Strategies in the design of highly efficient Photoelectrodes”.
Dezenas de estudantes de graduação e de pós-graduação, alunos da Ilum, bolsistas e pesquisadores que atuam nos Laboratórios Nacionais do CNPEM participaram das sessões de pôsteres e comunicação oral ao longo de todo o evento e, durante a cerimônia de encerramento, doze prêmios foram entregues a sete estudantes, como melhores trabalhos de cada sessão – prêmio oferecido pela própria SBPMat, denominado Bernhard Gross Award – e de melhor pôster ou comunicação oral, oferecidos pela American Chemical Society (ACS) e pela Royal Society of Chemistry (RSC). Confira todos os vencedores a seguir:
- Francisco Mateus Cirilo da Silva, pesquisador adjunto na linha de luz Carnaúba do Sirius (LNLS), agraciado com os prêmios Bernhard Gross e da ACS para melhor apresentação oral, com o título: “X-ray dose effects and strategies to mitigate beam damage in metal halide perovskites under high brilliance X-ray photon sources”, projeto desenvolvido no seu doutorado;
- Gabrielle Coelho Lelis, bolsista de doutorado da divisão de filmes finos e medidas elétricas do LNNano, que recebeu os prêmios Bernhard Gross e da ACS para melhor apresentação oral, com o título: Exploiting the Synergy Between Molecularly Imprinted Polymers, Electrolytic Transistors, and Machine Learning Towards Sensing of Small Analyte Molecules”. Mais informações sobre a pesquisa em: https://pubs.acs.org/doi/epdf/10.1021/acsami.3c16699;
- Heloísa Helena Pereira Silva, bolsista de mestrado da área de microscopia eletrônica do LNNano, agraciada com os prêmios Bernhard Gross e da ACS para melhor pôster, com o título: “Growth of thin film od CuZr metallic glass by sputerring”;
- Iara de Lacerda Pataca, bolsista de doutorado do laboratório de síntese de nanomateriais do LNNano, que recebeu o prêmio Bernhard Gross de melhor pôster, com o título: “Synthesis and characterization of Jacutingaite (Pt2HgSe3): exploring solid-state reactions”. Leia mais sobre esta pesquisa aqui: https://journals.aps.org/prb/abstract/10.1103/PhysRevB.102.235153;
- Maria Clara dos Santos Oliveira, bolsista de doutorado do grupo de nanomateriais renováveis, agraciada com o prêmio Bernhard Gross de melhor comunicação oral: “Combining and concentrating nanocelluloses for cryogels with remarkable strength and wet resilience”;
- Maria Gabriella Detone Guaita, bolsista de doutorado no grupo da linha de luz Carnaúba do Sirius (LNLS), que recebeu os prêmios Bernhard Gross e da RSC para melhor pôster, com o título: “Influence of co-solvent and methylammonium chloride additive on low-dimensional perovskites for solar cells”;
- Pedro Sales Toro Alonso, bolsista de iniciação científica do grupo de nanomateriais renováveis do LNNano, agraciado com os prêmios Bernhard Gross e da RSC para melhor apresentação oral, com o título: “Scalable methods to isolate cellulose nanofibers from sugarcane bagasse”. Mais sobre esta pesquisa aqui: https://bv.fapesp.br/pt/bolsas/208828/metodos-escalonaveis-para-producao-de-nanocelulose-a-partir-do-bagaco-de-cana-de-acucar/.
Participação institucional do CNPEM
Uma mesa redonda sobre divulgação científica também foi destaque nessa edição do evento. Pela primeira vez a SBPMat realizou a sessão especial dedicada à divulgação de temas científicos para a sociedade. Para enriquecer o debate, três palestrantes foram convidadas para mostrar exemplos e estratégias de divulgação científica em suas respectivas empresas e instituições. Participaram da mesa redonda a jornalista Chloé Pinheiro, do podcast Ciência Suja; a professora da UNIFESP, Tatiana Martelli Mazzo, coordenadora do Programa Maré de Ciência e a jornalista Luciana Noronha, especialista em comunicação do CNPEM, que esteve envolvida na divulgação do Sirius desde o início do projeto.
No domingo (29), apresentações técnicas abriram a programação do evento, como o minicurso de Microscopia Eletrônica de Transmissão, apresentado pelo pesquisador do LNNano, Jefferson Bettini, e que abordou os fundamentos da técnica, bem como ofereceu informações sobre o planejamento de experimentos e interpretação de dados. Em outra sessão técnica, o pesquisador do LNNano Carlos Alberto Ospina Ramirez conduziu o minicurso intitulado “Fundamentos e Aplicações da Técnica de 4DSTEM”, juntamente com o professor da Northwestern University, Roberto dos Reis. O curso explorou a técnica de 4D-STEM, de princípios básicos a análises avançadas de dados.
No dia 2 de outubro, quarta-feira, um simpósio de síncrotron foi realizado com a participação de pesquisadores e usuários externos das linhas de luz do Sirius. Denominado “Synchrotron Radiation Nanoscopy of Heterogeneous and Hierarchical Materials”, o simpósio contou com apresentações de resultados de pesquisas realizadas nas linhas e perspectivas de uso de novas linhas de luz do Sirius.O evento, que reuniu estudantes, pesquisadores e profissionais renomados da Ciência dos Materiais e áreas relacionadas, contou com extensa programação científica. Entre os intervalos, os participantes puderam visitar o estande do CNPEM para saber mais sobre o processo de envio de propostas de pesquisa para uso das instalações científicas abertas e tirar dúvidas mais técnicas com profissionais do Centro, incluindo representantes do Escritório de Usuários (EdU).
Sobre o evento
O 22º encontro da SBPMat – B-MRS Meeting foi uma das maiores edições do evento, reunindo mais de 1700 pessoas de 24 estados brasileiros e outros países. A tradicional reunião é dedicada a avanços recentes e perspectivas futuras da Ciência dos Materiais e de tecnologias relacionadas. O evento é uma excelente oportunidade para reunir cientistas, engenheiros e estudantes do meio acadêmico e do setor produtivo para discutir o estado da arte das descobertas na área.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País, O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. O CNPEM é responsável pela operação dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), e também pela Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).