Pesquisas, conduzidas por jovens pesquisadores, nas áreas de inteligência artificial aplicada à saúde e estrutura viral são selecionadas dentre mais de 400 propostas
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) teve dois projetos aprovados na 7ª chamada pública do Instituto Serrapilheira, destinada ao financiamento de cientistas em início de carreira, interessados em grandes perguntas de suas áreas de atuação.
O edital recebeu 487 propostas e selecionou 20 projetos de universidades e institutos de pesquisa de todo País. No CNPEM, os pesquisadores atuam na área da saúde e executam suas pesquisas no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), são eles:
Helder Ribeiro-Filho
Projeto: “A inteligência artificial pode prever e planejar sinapses imunológicas?”
Utilizando aprendizado de máquina, o projeto na área das ciências da vida possibilitará o entendimento do reconhecimento imunológico para desenvolvimento de novas imunoterapias e vacinas.
Talita Diniz Melo Hanchuk
Projeto: “A estrutura dos arbovírus assimétricos pode ser resolvida através do mapeamento de suas interações proteicas?”
A pesquisa, na área das ciências da vida, propõe um método alternativo para estudos estruturais do vírus da febre do Oropouche.
As propostas deste edital receberão entre 200 mil reais e 700 mil reais por projeto, a serem distribuídos ao longo de cinco anos. A chamada conta com parceria e co-financiamento do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Ao apoiar a ciência de forma privada e não lucrativa, o Instituto Serrapilheira pretende criar as condições necessárias para os jovens cientistas do Brasil desenvolverem suas pesquisas contando com recursos financeiros, autonomia de escolha de projeto e flexibilidade de gerenciamento.