Realizada em parceria com o COPROPI, iniciativa recebe inscrições a partir de 30 de agosto com missão de expandir programa de usuários do CNPEM
Entre os dias 30 de agosto e 27 de setembro de 2024 o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais recebe inscrições para o Programa Embaixadores CNPEM, iniciativa que busca expandir a abrangência territorial dos seus beneficiários, atuando em áreas transversais do conhecimento e impactando o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).
O Programa conta com apoio do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das IFES (COPROPI) e, em sua primeira edição, dedicará esforços à seleção de Embaixadores vinculados a Universidades Federais nas regiões Norte e Nordeste.
A iniciativa, inédita no CNPEM, visa ampliar o conhecimento sobre as Instalações Abertas do Centro e quanto aos meios de acesso às facilities por meio de ações apoiadas pelos futuros Embaixadores nas regiões em que atuam. O Programa Embaixadores CNPEM poderá ser expandido para outras regiões do país.
O Programa prevê um plano de trabalho que se desenvolverá por meio de reuniões online, encontros presenciais e eventos entre os Embaixadores. “Nosso objetivo é disseminar amplamente o Programa de Usuários do CNPEM e as possibilidades diversas por meio das quais a comunidade científica pode se beneficiar das capacidades técnicas multidisciplinares oferecidas pelo Centro”, destaca Rosana Tamagawa, gerente do Escritório de Usuários (EdU) do CNPEM. O CNPEM tem dezenas de instalações abertas operadas pelos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Biorrenováveis (LNBR) e Nanotecnologia (LNNano).
Os Embaixadores selecionados receberão certificado de participação/capacitação e participarão da Reunião Anual de Embaixadores no CNPEM com despesas de viagem financiadas pelo Programa. As reuniões mensais serão realizadas virtualmente e serão organizadas pelo Escritório de Usuários (EdU) do CNPEM, estrutura organizacional que conduz o Programa Embaixadores CNPEM.
Os critérios de seleção para participação no Programa podem ser consultados no edital, disponível na página do Programa. Os candidatos devem possuir título de doutor e possuir vínculo com Universidades Públicas federais nas regiões Norte e Nordeste. O conhecimento prévio do acesso às instalações do CNPEM será considerado um diferencial para a estruturação do Programa.
Datas importantes
- Período de inscrições: 30 de agosto a 27 de setembro de 2024
- Reunião virtual de lançamento do Programa: dezembro de 2024
- Primeira Reunião Anual de Embaixadores: março de 2025 (data poderá sofrer alterações)
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País, O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. Responsável pela operação dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), e também pela Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).