O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM/MCT), em Campinas (SP), iniciou a 20ª edição do Programa Bolsas de Verão. Participam 20 estudantes universitários, 16 brasileiros e quatro do exterior (Chile, Colômbia, Argentina e Costa Rica).
Este mês e em fevereiro todos desenvolverão projetos científicos sob orientação de pesquisadores dos três laboratórios nacionais que integram o CNPEM: o de Luz Síncrotron (LNLS/MCT), o de Biociências (LNBio) e o de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE/MCT).
O programa foi criado em 1991 e realizado pela primeira vez em 1992, pelo LNLS. Desde então, 210 bolsistas participaram do Programa, que objetiva estimular vocações para a atividade científica e tecnológica. Cada estudante tem a missão de realizar um projeto científico, que é proposto por um pesquisador-orientador, e apresentar resultados ao final de 55 dias de trabalho. Dez bolsistas desenvolverão projetos no LNBio, sete no LNLS e três no CTBE.
Neste ano, 330 estudantes inscreveram-se no Programa, 197 do Brasil e 133 de outros países da América Latina e Caribe. Os 20 aprovados foram selecionados a partir de critérios que levam em conta, fundamentalmente, currículo e desempenho acadêmicos. Para realizar o Programa, o CNPEM tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e do Centro Latino Americano de Física (Claf).