Uma visita do corpo docente, de colaboradores e do diretor da Ilum Escola de Ciência, a faculdade do Centro de Pesquisa em Energia e Materiais, o CNPEM, ao Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer selou a parceria entre as instituições. O acordo, que tem duração de cinco anos, podendo ser renovado ao final do período, prevê a união de esforços, conhecimento e informações em áreas de interesse comum.
Com mais de 40 anos de fundação, o CTI Renato Archer atua em parceria com agentes do setor privado, da academia e do governo para promover e gerar inovações com o objetivo de desenvolver a indústria nacional e proporcionar o bem-estar das pessoas. São quatro eixos de atuação em pesquisa e desenvolvimento: Indústria 4.0, Saúde Avançada, Tecnologias Habilitadoras e Governo Digital. “Para o CTI Renato Archer estse é um grande momento. Estamos otimistas com essa parceria, a qual visa ofertar uma infraestrutura ímpar, somada à experiência de mais de 40 anos de nossos pesquisadores que atuam em projetos altamente tecnológicos, para fortalecer o ensino de alunos tão diferenciados quanto os da Ilum”, disse Juliana Daguano, diretora do CTI Renato Archer.

Diretora do CTI Renato Archer, Juliana Daguano, e o diretor da Ilum, Adalberto Fazzio, assinam termo de cooperação (Divulgação/CNPEM)
A comitiva da Ilum, composta pelo corpo docente e profissionais da Escola, esteve em todos os laboratórios do CTI Renato Archer. “Foi uma experiência inspiradora conhecer de perto um laboratório tão bem equipado, com infraestrutura de excelência e grande potencial para o desenvolvimento científico e tecnológico”, observou Fazzio.
Sobre a Ilum Escola de Ciência
A Ilum é uma escola de Ensino Superior gratuita, que emprega uma abordagem interdisciplinar para a formação de cientistas e profissionais em Ciência e Tecnologia. Com um modelo educacional inovador, o bacharelado de três anos oferece aulas em tempo integral, conectando Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Humanidades para formar pesquisadores aptos a atuar de forma ética e colaborativa na busca por soluções às questões globais do século XXI. A Ilum é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua proposta de ensino oferece contato precoce com atividades experimentais, seja nos laboratórios didáticos da Ilum ou no CNPEM, em projetos desenvolvidos junto aos pesquisadores.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).