O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) assumiu a presidência da Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Bioeconomia, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) para o segundo ano da Rede. Em cerimônia realizada durante o congresso Green Rio 2023, no Rio de Janeiro, a liderança para o período de setembro de 2023 a agosto de 2024 foi repassada para Patricia Magalhães de Toledo, gerente da Assessoria de Apoio à Inovação do CNPEM, que foi líder do Comitê de Bioeconomia Industrial da Rede no período de setembro de 2022 a agosto de 2023
A Rede consiste em um sistema integrado de 28 Unidades EMBRAPII que atuam em Bioeconomia, que possui como objetivo estimular, fomentar e integrar as atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) entre diversos centros de pesquisa e empresas nacionais, motivando a valorização e a utilização sustentável da biodiversidade brasileira.
“É um grande orgulho representar a Unidade EMBRAPII CNPEM nesta Rede que incentiva o avanço da Bioeconomia no Brasil, segmento em que o país tem grande potencial para ser um líder global. Espero dar continuidade ao legado da primeira gestão, muito bem conduzida pelo Paulo Coutinho, e avançarmos no fortalecimento do debate e das iniciativas voltadas ao tema”, afirma Toledo.
Desde 2014, o CNPEM é credenciado como uma das Unidades. Com o intuito de expandir a relação com o setor industrial, integrar as habilidades disponíveis em seus Laboratórios e promover a inovação no país, a unidade EMBRAPII de Biotecnologia|CNPEM conta com infraestrutura de ponta e profissionais qualificados que atuam desenvolvendo projetos nas áreas de biotecnologia industrial e biotecnologia aplicada a saúde. Possui, ainda, sólida experiência no desenvolvimento de plataformas biotecnológicas, bioprocessos, bio e nanomateriais, biocombustíveis, processamento e valorização de biomassa, processos de descoberta de medicamentos e testes de diagnóstico.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.