Candidatos devem submeter inscrições até 30 de abril de 2025
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) oferece uma vaga de pesquisa, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na categoria iniciação científica, para atuação no projeto “Imageamento de sistemas catalíticos em tempo real / Correlações temporais da atividade catalítica em materiais nanoporosos” (FAPESP 2021/06876-1). As inscrições devem ser submetidas até 30 de abril.
Sobre o projeto
As atividades terão como foco a síntese e caracterização de zeólitas, com ênfase na aplicação de técnicas de imageamento por raios X coerentes e microscopia eletrônica para análise estrutural e morfológica.
A síntese de zeólitas é um campo de pesquisa dinâmico, pois essas estruturas apresentam uma ampla diversidade estrutural, textural e composicional, sendo essenciais em processos industriais como catálise, adsorção e separação, além de estarem em constante expansão para novas aplicações.
Como se candidatar
Podem se candidatar interessados(as) cursando graduação em Ciências, com formação em Química, Física Aplicada, e ter especial interesse em Físico-Química de Materiais. Além disso, é desejável que tenha interesse acadêmico e pretenda seguir para um Mestrado em Física ou Química no futuro próximo.
O(A) selecionado(a) receberá Bolsa de Iniciação Científica da FAPESP no valor de R$ 1.080,00 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa. Dedicação de 12 horas por semana.
Candidatos(as) interessados(as) devem enviar seu CV e carta de motivação para o Dr. Florian Meneau (florian.meneau@lnls.br) até 30 de abril de 2025.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).