O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dispositivos Quânticos (INCT-DQ) abre chamada para seleção de 1 (um) bolsista para atuar nas ações de difusão do conhecimento do Instituto, com foco na divulgação científica e tecnológica junto à comunidade acadêmica, estudantes e setores produtivos.
A chamada contempla candidatos que atendam aos requisitos das modalidades de bolsa CNPq tipo ADC 1A e ADC 1B, sendo a modalidade final definida pelo Comitê de Seleção, conforme a aderência do perfil às necessidades do projeto.
O(a) bolsista atuará em articulação com a Coordenação Adjunta de Difusão do INCT-DQ e com as equipes de Comunicação do CNPEM e Gestão do LNNano/CNPEM. A bolsa será implementada conforme a Portaria CNPq nº 2.262/2025, que estabelece normas gerais e específicas para as bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora.
Sobre o INCT-DQ
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dispositivos Quânticos (INCT-DQ), sediado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), reúne uma rede colaborativa de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras dedicada ao avanço científico e tecnológico em dispositivos quânticos de estado sólido, fotônica integrada, metrologia e sensoriamento quânticos, além de óptica quântica e sistemas quânticos abertos. Atuando de forma articulada em todo o país, o INCT-DQ desenvolve pesquisa de fronteira, forma recursos humanos altamente qualificados e promove a integração entre ciência básica, inovação e aplicações estratégicas, fortalecendo a capacidade nacional em áreas essenciais para o futuro da tecnologia quântica no Brasil. Mais informações sobre o INCT-DQ aqui.
O INCT-DQ é um dos programas que compõe a iniciativa federal “Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia” (INCT). Sobre o INCT, veja a página.
Prazos e Cronograma
| Divulgação da Bolsa: | 09/12/2025 |
| Prazo para Inscrições: | 19/01/2026 |
| Início das Atividades (previsto): | 09/02/2025 |
Atividades previstas
A pessoa selecionada para a bolsa será responsável por:
- Monitorar as atividades e resultados do INCT-DQ, identificando prioridades e oportunidades de difusão do conhecimento;
- Planejar e executar estratégias de comunicação para divulgação das linhas de pesquisa, laboratórios, equipamentos, técnicas e resultados do INCT-DQ;
- Redigir textos de divulgação científica e tecnológica (notícias, releases, matérias para site, relatórios, conteúdos institucionais e publicações em redes sociais);
- Apoiar a organização e divulgação de eventos, cursos, workshops e atividades de formação promovidos pelo INCT-DQ;
- Contribuir para a produção de materiais gráficos e digitais (apresentações, folders, newsletters, posts, vídeos curtos, entre outros), em colaboração com as equipes de comunicação do INCT-DQ.
Requisitos obrigatórios
Bolsa ADC 1A
- Profissional de nível superior em qualquer área do conhecimento com: a) título de doutor e experiência em Divulgação Científica; ou b) experiência profissional de mínimo 6 (seis) anos em atividades de Divulgação Científica (definido pela Portaria CNPq nº 2.262/2025).
Bolsa ADC 1B
- Profissional de nível superior em qualquer área do conhecimento com: a) título de mestre e experiência em Divulgação Científica ou b) no mínimo 3 (três) anos de experiência em atividades de Divulgação Científica (definido pela Portaria CNPq nº 2.262/2025).
- Diferenciais:
- Desejável conhecimento em ferramentas de design gráfico, edição de imagem e/ou vídeo.
- Habilidade de redação em português, com capacidade de adaptar conteúdos técnicos para diferentes públicos (comunidade científica, estudantes, sociedade em geral, empresas);
- Organização, proatividade e capacidade de trabalhar em articulação com equipes multidisciplinares distribuídas em diferentes instituições;
- Conhecimento em ferramentas de edição e publicação de conteúdo digital (por exemplo: sistemas de gerenciamento de sites, plataformas de newsletter, redes sociais);
- Proficiência em inglês para leitura e escrita;
Características da bolsa
- A bolsa será concedida nas modalidades CNPq ADC 1A ou ADC 1B, sendo a modalidade final definida pelo Comitê de Seleção.
- Dedicação de 40 horas semanais, com regime de dedicação presencial, com sede em Campinas ou arredores.
- A bolsa terá duração de 12 meses, prorrogáveis por mais 12 meses.
- Desejável disponibilidade para eventuais viagens de curta duração para cobertura de eventos do INCT-DQ;
- Valor mensal conforme tabela de bolsas do CNPq vigente:
- ADC 1A: R$ 5.200,00
- ADC 1B: R$ 3.900,00
Inscrições
Os interessados devem se candidatar via e-mail, seguindo as instruções abaixo.
- Endereço para envio: inct.dq@cnpem.br
- Título do e-mail: Bolsa ADC 1A – Difusão do Conhecimento – [Nome Sobrenome]
- Documentos:
- Currículo Vitae (máximo 3 páginas);
- Carta de apresentação (até 1 página), destacando a experiência em divulgação científica/difusão do conhecimento e a motivação para atuar no INCT-DQ;
- (Opcional) Portfólio curto ou links para materiais de divulgação já produzidos (textos, vídeos, posts, materiais gráficos etc.).
Os(as) candidatos(as) com perfil compatível com a vaga serão convidados(as) para entrevista virtual em data a ser informada pelo Comitê de Seleção.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).






