Evento acontece em 5 e 6 de novembro – e seus debates buscam identificar expectativas e necessidades da comunidade científica em relação ao Sirius
As inscrições para a 35ª Reunião Anual de Usuários (RAU) do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) estão oficialmente abertas. O período para se inscrever vai de 22 de julho a 28 de setembro – e a submissão de resumos é até 31 de agosto. O encontro ocorre nos dias 5 e 6 de novembro no Sirius, a maior e mais complexa fonte de luz síncrotron brasileira situada no campus do CNPEM, em Campinas (SP). O site oficial do evento traz mais detalhes e o passo a passo para efetuar as inscrições.
Trata-se de uma relevante iniciativa para trocas de informações, compartilhamento de conhecimentos e debates a respeito de técnicas experimentais já disponíveis e em planejamento no Sirius.
A programação da 35ª RAU vai contemplar as conquistas da comunidade ao longo desses 35 anos de evento – inclusive, o ano de 2025 marca também os 40 anos do primeiro projeto brasileiro de uma fonte de luz síncrotron.
É possível solicitar auxílio financeiro para participação no encontro – todos os critérios estão descritos na aba Assistance Program, no site do evento.
A reunião contempla, ainda, o prêmio LNLS Users Group PhD Thesis Award 2025. Para ser elegível, a tese de doutorado e a pessoa candidata devem atender aos critérios estabelecidos e seguir o procedimento de inscrição, que estão detalhados no site do LNLSUG: Awards.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).