Workshop do CeMEAI termina com saldo positivo

USP São Carlos, em 14/09/2015

 

 

 

Buscas pelas soluções dos problemas propostos avançaram muito durante o evento

O 1º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais, organizado pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), foi finalizado no final da tarde da sexta-feira, dia 11. O evento, que foi realizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, começou na terça-feira (8) com a intenção de formar grupos de estudo para resolver problemas apresentados por seis instituições. E o objetivo foi alcançado.

As questões levantadas pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), pela Universidade de Chalmers, da Suécia, pelo Senai-Cimatec, pelo Jacob Blaustein Institutes for Desert Research, de Israel, pela Enalta e pela Serasa Experian foram profundamente estudados e avanços significativos para a resolução dos problemas foram obtidos – o dos israelenses, inclusive, foi resolvido.

Na manhã do último dia do evento, os pesquisadores se reuniram para produzirem o relatório das atividades realizadas durante o Workshop. O documento, que será entregue à comissão organizadora do evento, oficializa o que foi estudado e as abordagens e formulações utilizadas nas análises.

À tarde, os participantes se reuniram no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano para apresentarem o resultado dos quatro dias de estudo. O encerramento oficial do Workshop foi feito pelo diretor do CeMEAI, José Alberto Cuminato.

Confira as fotos do último dia do Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais no nosso Facebook!

Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. O CeMEAI é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

As atividades do Centro são realizadas dentro de um ambiente interdisciplinar, enfatizando-se a transferência de tecnologia e a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais. As atividades são desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras seis instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP); o Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br

Por Leonardo Zacarin – Assessoria CEPID-CeMEA

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone