Workshop debaterá nova fonte de luz síncrotron

Publicado em 05/02/2009

Portal Unicamp, em 05/02/2009

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) realiza nos dias 10 e 11 de fevereiro o 1º  Workshop LNLS-2: Desenvolvimento e Casos Científicos. Na terça-feira (10), o encontro ocorre das 14 às 18 horas. Na quarta (11), acontece das 8h30 às 14 horas, no Campus do LNLS, na rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000, no Pólo de Alta Tecnologia de Campinas. O workshop é satélite à Reunião Anual dos Usuários do LNLS (RAU), que acontece no dia 9 e na manhã do dia 10.

O workshop tem por objetivo debater com especialistas da área, a construção da nova fonte de luz síncrotron brasileira: a LNLS-2. Um dos destaques será a mesa-redonda “Financiamento e sustentabilidade”, que acontece na quarta-feira (11), com a participação dos professores Antonio Rubens Britto de Castro (Unicamp/LNLS), Avílio Franco (Finep), José Drugowich (CNPq) e de Mauro Evangelho (Petrobras). O evento também contará com as palestras de Mikael Ericsson, do Síncrotron MAX-Lab (Suécia) e de Peter Fischer, do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (Estados Unidos), entre outros.

A proposta do LNLS-2 prevê uma fonte de alto desempenho e classe mundial. Com um anel de armazenamento de elétrons (acelerador de partículas) de energia e circunferência (aproximadamente 350 metros) maiores que o LNLS-1, a nova fonte  poderá produzir um feixe de luz até dezenas de milhões de vezes mais brilhante que o feixe gerado pela sua antecessora (LNLS-1).

A programação completa da RAU e a do 1º Workshop LNLS-2 podem ser consultadas no endereço eletrônico do LNLS.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone