Udesc Lages promoverá palestra sobre usos da luz síncrotron para análises agroambientais

Publicado em 23/08/2017
Portal Udesc, 18/08/201

 

Palestra abordará pesquisas do LNLS, primeira fonte de luz síncrotron da América Latina

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoverá na próxima quarta-feira, 23, uma palestra sobre usos e potencialidades da luz síncrotron para análises agroambientais.

O evento acontecerá às 16h30, no Anfiteatro Caverna, e será aberto para toda a comunidade acadêmica. O palestrante será o pesquisador visitante Dalton Belchior Abdala, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, em Campinas-SP.

Abdala participou de dois projetos do programa, coordenados pelo professor Luciano Gatiboni, que realizaram testes no LNLS, considerada a primeira fonte de luz síncrotron da América Latina. O LNLS seleciona, anualmente, projetos para uso de suas instalações. No início do mês, o grupo realizou análises de fluorescência de fósforo em amostras de solo, no laboratório.

Em 2016, os pesquisadores da Udesc Lages analisaram amostras de solo que receberam fertilizantes por mais de 10 anos. A aprovação dos dois projetos, por dois anos consecutivos, permitiu o estabelecimento de uma parceria de pesquisa com Abdala, responsável pelas análises de fósforo no LNLS.

Leia mais:

14/08/2017 – Grupo do Departamento de Solos da Udesc Lages realiza novas análises no Laboratório Síncrotron


06/10/2016  – Pesquisadores da Udesc Lages realizam experimento no único acelerador de partículas da América Latina

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130

 

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone