Sirius mantém inauguração para 2018

Publicado em 02/10/2017
Correio Popular em 26/09/2017

LINKhttp://correio.rac.com.br/mobile/2017/09/campinas_e_rmc/493135-sirius-mantem-inauguracao-para-22018.html

O diretor do Laboratório Nacional de Luz e Síncrotron, Antônio José Roque da Silva, disse nesta segunda-feira (25) que o cronograma para entrega do projeto Sirius será mantido e a perspectiva é de inauguração em 2018. O anúncio foi feito durante visita do ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, ao Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM).
O político foi recebido pelo diretor geral e atual presidente do conselho Rogério Cerqueira Leite, para uma visita ao Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura científica que está em processo de construção no País.

O pré-candidato à Presidência do Brasil em 2018 pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista) elogiou as estruturas do Sirius e disse que se solidariza com a atual situação do CNPEM, que pode paralisar os trabalhos do acelerador de partículas, devido ao corte de 44% do governo federal nas verbas que seriam repassadas aos investimentos de ciência e tecnologia. “Os brasileiros deveriam ter o direito que eu tive hoje de experimentar e testemunhar o privilégio desse encontro ao lado de cientistas brasileiros de diversas gerações”, disse o ex-ministro.

Com 68 mil metros quadrados e um orçamento total estimado em R$ 1,8 bilhão, o Sirius, mesmo com as dificuldades de verbas, deve ser inaugurado dentro do prazo previsto, em 2018. Trata-se do segundo acelerador de partículas de 4ª geração no mundo. Quando finalizado, deverá ser a maior referência em síncrotrons, superando, inclusive, o único complexo inaugurado em junho de 2016 na Suécia.

“Temos a perspectiva de concluir em 2018 e abrir para usuários em 2019. É um acelerador de partículas que tem por objetivo gerar luz síncrotron (um raio X de altíssimo brilho) que vai ser usado para análise de qualquer material, seja orgânico ou inorgânico”, disse Silva.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone