Química debate inovação, sustentabilidade e ensino

Publicado em 25/10/2017
FURB, 10/2017

 

 

Abre hoje e prossegue até sexta-feira, dia 27, no auditório do bloco T, a II Semana da Pós-Graduação em Química da FURB/Seminário de Integração com os PPGQs da UFSC e UFPR e também a XXII Semana Acadêmica.
A palestra de abertura será ministrada pelo Prof. Dr. Túlio Costa Rizuti da Rocha, às 19 horas, representando o  Laboratório Nacional de Luz Síncrotron de Campinas.
A proposta dos eventos simultâneos está centrada na articulação de uma formação que seja destinada aos estudantes de Pós-Graduação em Química e dos cursos de Bacharelado, Licenciatura desta mesma área, bem como os programas de Pós-Graduação e graduação afins (Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Engenharia Química, Farmácia e Ciências Biológicas) da instituição promotora do evento, bem como das instituições convidadas e parceiras.
Pretende-se consolidar a ideia da primeira edição do evento, que ocorreu em 2016, como uma atividade de integração com os PPGQs da UFSC e UFPR, sendo um evento de natureza acadêmica e científica de abrangência regional para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Química da FURB (PPGQ-FURB) através da sua integração com dois programas de excelência. O objetivo maior da II Semana de Pós-Graduação em Química consiste no fortalecimento das parcerias entre os grupos de pesquisa dos três programas, além de consolidar o PPGQ-FURB em nível nacional.
A programação das palestras, minicursos e oficinas está baseada em uma temática que discuta as novas demandas da ciência, tecnologia e sociedade. As palestras abordarão a nanotecnologia numa perspectiva de inovação, do conhecimento acadêmico para a produção tecnológica, uma ênfase para a redação científica, além de palestras com apresentações das linhas de pesquisa que os professores ministrantes estão realizando. Nessa ótica, objetiva-se elencar as perspectivas e os desafios da ciência brasileira na atualidade, ligados aos pressupostos da sustentabilidade.
A problemática da escrita científica será enfocada para a produção de artigos científicos e dissertações. Para atender a demanda do Ensino propõe-se uma oficina, um conjunto de palestras e discussões para discutir as experiências inovadoras, metodologias e estratégias, ferramentas de mídia que sejam devidamente usadas para essa finalidade. Por fim, com esse conjunto de atividades, pretende-se instigar professores pesquisadores e discentes para o diálogo e que as sessões de formação sejam também de oportunidade para trocar experiências e promover colaborações em pesquisa, ensino e extensão.
 
Integram a Comissão organizadora: Profa. Lizandra Maria Zimmermann, Profa. Arleide Rosa da Silva , Profa. Ana Lúcia Bertarello Zeni, Prof. Jürgen Andreaus, Prof. Martinho Rau, Prof. Thiago Caique Alves e a Representante Acadêmica Greice Michele Zickuhr.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
A programação completa está dividida em 10 palestras, 1 minicurso, 4 oficinas, com a seguinte distribuição:
SEGUNDA-FEIRA – 23/10/2017
14:00 – 16:00 : OFICINA 1 – Toxicologia Ambiental com o Prof. Eduardo Alves de Almeida (FURB).
18:30 – 19:00 – Inscrições
18:45 – Abertura Oficial
19:00 – 20:00 – PALESTRA 1 de abertura com Dr. Túlio Costa Rizuti da Rocha representando o  Laboratório Nacional de Luz Síncrotron de Campinas.
20:30-21:30 – Atividades culturais
 
TERÇA-FEIRA – 24/10/2017
8:00 – 9:30 – OFICINA 2- Produção artesanal de Cerveja – com João G. Costa Sperb.
10:00 – 12:00 – PALESTRA 2 com o Prof. Dr. Bruno Silveira de Souza “Catálise em Sistemas Nanoestruturados” representando a UFSC.
14:00 – 15:00 – PALESTRA 3 com a Dra. Betina Giehl Zanetti Ramos “Experiências de Inovação” representando a NANOVETORES.
15:30 – 17:30 –OFICINA 3 – Thermo Scientific – Avanços em cromatografia com Eduardo Morgado Schmidt (Cientista de Aplicação de HPLC na Thermo Fischer Scientific)
19:00 – 20:00 – PALESTRA 4 com a Profa. Dra. Clarice Dias Brito do Amaral “ICP-MS: Desafios e Perspectivas em uma Ampla Gama de Aplicações Analíticas” representando a UFPR.
20:30-21:30 – PALESTRA 5 com o pesquisador Dr. Dagoberto de Oliveira Silva “Estratégias para a síntese de nanoestruturas, caracterizações e aplicações” representando a UFSC e FURB.
 
QUARTA-FEIRA – 25/10/2017
 
14:00 – 16:00 – OFICINA 4 – Série Explorando a Ciência  SESI/SC – Atividade voltada para professores de Ensino de Ciências e licenciandos.
19:00 – 20:00 – PALESTRA 6 com a Profa. Dra. Camila Silveira da Silva “Temática dos Museus como estratégia no Ensino de Química” representando a UFPR.
20:00-20:30 – PALESTRA 7 com Amélia Malheiros “Temática dos Museus na produção de tecidos e estratégias para o Ensino” representando a empresa Hering.
20:30-21:00 – PALESTRA 8 com a Profa. Dra. Daniele Tomio “Experiências educativas no Ensino Superior” representando a FURB.
 
QUINTA-FEIRA – 26/10/2017
8:00 – 12:00 – MINICURSO 1- Aspectos relevantes da escrita científica com a Profa. Dra. Jaísa Fernandes Soares representando a UFPR.
 19:00 – 20:00 – PALESTRA 9 com Cristiane Medeiros “Revestimentos de Alto Desempenho para Proteção Industrial” representando a WEG TINTAS.
20:30-21:20 – PALESTRA 10 com o Prof. Dr. Leandro Piovan “Estrutura, Reatividade e Atividade Biológica de Compostos Organocalcogenados” representando a UFPR.
 
SEXTA-FEIRA – 27/10/2017
8:00 – 12:00 – MINICURSO 1- Aspectos relevantes da escrita científica com a Profa. Dra. Jaísa Fernandes Soares representando a UFPR.
14:00-16:00 – Avaliação do Evento e planejamento das edições futuras.
Participação dos coordenadores dos PPGQs colaboradores: Profa. Dra. Jaísa Fernandes Soares (UFPR) e Prof. Dr. Vanderlei Gageiro Machado (UFSC), professores do Departamento de Química e PPGQ FURB e acadêmicos de mestrado.
ACOMPANHE O CRONOGRAMA NA IMAGEM DE RODAPÉ.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone