Presidente visita obras de futuro acelerador de partículas brasileiro

Publicado em 06/07/2016
Câmara dos Deputados, 05/07/2016

O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, deputado Leo de Brito, realiza nesta quinta-feira (7 de julho), visita técnica ao Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS), do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM). O objetivo da visita é conhecer as obras do Laboratório Sirius, um novo acelerador de partículas brasileiro, situado na região do Polo de Alta Tecnologia de Campinas/SP.

O Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização social voltada ao desenvolvimento da ciência no país. Localizado em Campinas (São Paulo), o LNLS é responsável pela operação da única fonte de luz sincrotron da América Latina, aberta ao uso das comunidades acadêmica e industrial.

O sincrotron brasileiro possui hoje 18 estações experimentais, chamadas “linhas de luz”, voltadas ao estudo de materiais orgânicos e inorgânicos por meio de técnicas que empregam radiação eletromagnética, desde o infravermelho até os raios X.

O LNLS está neste momento construindo o Sirius, uma fonte de luz sincrotron de quarta geração, planejada para ser uma das mais avançadas do mundo. O Sirius abrirá novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, física, ciências ambientais e muitas outras.

O presidente da Comissão estará acompanhado dos deputados Sibá Machado (PT/AC) e Edinho Bez (PMDB/SC), autores da iniciativa.

De acordo com o deputado Sibá Machado, o projeto e a construção dos principais equipamentos são nacionais, inscritos no PAC, e financiados pelo governo federal. “Trata-se de um acelerador de partículas do tipo sincrotron de última geração e o mais sofisticado empreendimento tecnológico já concebido no Brasil, com investimento de R$ 1,7 bi, que deverá entrar na fase de testes em 2018”, justificou o parlamentar.

Serviço CFFC – Visita técnica ao Laboratório Nacional de Luz Sincrotron – Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 – Polo II de Alta Tecnologia de Campinas – Campinas/SP, quinta-feira, 7 de julho, às 9 horas.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone