Por que o homem não voltou mais à Lua?

Publicado em 07/04/2017
Astronomia Real, em 01/04/2017

 

 

Por que o homem não voltou mais à Lua? Tendo em vista a tecnologia atual ser mais avançada que naquela época?

Neil Armstrong. Fonte: Nasa

 

Perguntas como estas são repetidas frequentemente por todos nós. Mas o que muitos não sabem, é que 12 homens já pisaram em solo lunar, não apenas Neil Armstrong (primeiro homem a pisar na Lua). Após a Apollo XI (primeira missão a posar na Lua), outras 5 missões chegaram à Lua.

Em cada missão da Apollo, três astronautas iam no módulo (ilustração abaixo), destes três astronautas, apenas dois chegavam a superfície da Lua no Módulo lunar. O outro astronauta ficava no Módulo de Comando em órbita da Lua. Caso alguma coisa desse errado, e os dois astronautas que estivessem na Lua não conseguissem voltar ao Módulo de Comando, o astronauta que estava sozinho no Módulo de Comando poderia voltar à Terra. Deixando os companheiros a sorte. Segue abaixo imagens do Módulo de Comando e Módulo Lunar.

 

Comparação entre os módulos CSM (Command/Service Modules) e LM (Lunar Module)

 

Módulo Lunar. Fonte: NASA.

 

Módulo de Comando. Fonte: NASA

 

Contudo, um dos motivos pela qual o homem não voltou mais à Lua nas décadas posteriores se dá pela quantidade de vezes que foram em um espaço de tempo muito curto. Desde a primeira missão a pousar na Lua (Apollo XI) até a última missão (Apollo XVII). Se passaram três anos (1969 a 1972). Ou seja, em menos de 3 anos, doze pessoas pisaram em solo lunar, algo cansativo aos telespectadores. Pois a TV parava suas programações diárias para transmitir a chegada do homem à Lua, porém o desinteresse só aumentavam.

Com o desinteresse da opinião pública, as verbas foram cortadas pelo congresso americano, haja vista que não era nada barato ao governo manter o projeto Apollo.

Nestes três anos da missão Apollo, apenas a missão Apollo XIII em 1970 não pousou na Lua por problema no Módulo de Comando, fazendo com que os astronautas voltassem à Terra quando já se preparavam para pousar no solo da Lua.

Mesmo com a tecnologia muito avançada para aquela época, ainda assim eram precárias.

Outro motivo do homem não voltar a Lua está relacionado a falta do que fazer em solo lunar, pois  todas as experiências foram feitas. A ida do homem à Lua não foi apenas por diversão, havia estudos científicos a se fazer por lá. Um deles foi comprovar a teoria de Galileu  “martelo e a pena”. Teoria esta que consiste em dois corpos de massas diferentes soltos ao mesmo tempo, de uma determinada altura, sem a interferência da atmosfera (ar), tocariam o solo  ao mesmo tempo.
Nós sabemos que há gravidade na Lua, aproximadamente 1/6 da gravidade terrestre (1,67m/s2), entretanto a gravidade lunar não é grande o suficiente para impedir a realização do experimento.

O astronauta David Scott comandante da missão Apollo XV (1971), fez o experimento com uma pena e um martelo (assim como previu Galileu). Ao jogar os corpos a uma altura, ambos tocaram o solo lunar ao mesmo tempo. Mostrando que Galileu estava certo. Como se pode ver no vídeo abaixo.

 

David Scott fazendo o experimento do Martelo e Pena.

Esta foi um das muitas experiências feitas na Lua, além da enorme quantidades de rochas lunares trazidas à Terra para estudos. Calcula-se que mais de 380 quilos de rochas foram trazidas da Lua.

 

Rochas lunares. Fonte: NASA

 

  1. Apollo XI, foi a primeira tripulada a pousar na Lua, isso aconteceu 20 de julho de 1969, Os astronautas deixaram uma placa na lua, onde está escrito: (Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez a Lua, julho de 1969, viemos em paz, em nome de toda a Humanidade. Os astronautas trouxeram cerca de 22 kg de material lunar.
  2. Apollo XII foi a segunda missão tripulada a pousar na Lua, em novembro de 1969, com a missão de resgatar partes uma sonda não tripulada enviada 2 anos antes. Os astronautas trouxeram cerca de 34 kg de material lunar
  3. Apollo XIII foi a terceira missão tripulada com o objetivo de pousar na Lua, mas essa missão não foi completada devido a um acidente durante a viagem de ida, causada uma explosão no módulo de serviço, que impediu a decida na Lua, felizmente os astronautas conseguiram voltar à Terra no ano de 1970.
  4. Apollo XIV foi o terceiro pouso na Lua com tripulantes, tendo o objetivo de recomeçar as missões para o satélite em fevereiro de 1971. Os astronautas trouxeram cerca de 43 kg de material lunar
  5. Apollo XV foi uma missão tripulada a Lua com objetivo científico em agosto de 1971, foi a primeira a utilizar o jipe lugar na superfície da Lua, afastando do local de pouso com a distancias não alcançadas pelas outras missões, os astronautas trouxe a Terra cerca de 77 kg de material lunar.
  6. Apollo XVI foi a quinta missão tripuada a pousar na Lua, eles também utilizaram o jipe, e colocaram um pequeno satélite em órbita da Lua, e também fizeram vários experimentos científicos em abril de 1972. Os astronautas trouxeram cerca de 95 kg de material lunar
  7. Apollo XVII foi a sexta e última missão tripulada a pousar na Lua, em dezembro de 1972, os astronautas trouxeram cerca de 111 kg de material lunar.

Hoje o principal objetivo dos cientistas é colocar um homem no planeta Marte. Algumas sondas robóticas foram enviadas ao planeta vermelho a fim de coletar dados a respeito do solo, clima, fenômenos naturais para um dia poder mandar com segurança um homem lá.

Paralelo as buscas em conquistar o planeta marciano, surgiram nos últimos anos o interesse em chegar novamente à Lua. Tanto que neste próximo ano (2017) o projeto Lunar X-Prize Google (GLXP) pretendem lançar uma nave robótica para mapear o solo e buscar informações sobre a ida do homem lá.

O Brasil não vai ficar para trás, até o ano de 2020 pretende-se lançar sua primeira missão à Lua. Uma parceria com a ITA (Instituição Tecnológica de Aeronáutica), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron), PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e da USP.

Agora é só aguardar pelos próximos capítulos, tanto na conquista de Marte, quanto na volta à Lua.

 

Referências

BANDEIRA, Edvan. G. S. Rochas da Lua trazidas à Terra. 2014. Disponível em: Acesso em: 26 dez. 2016

Disponível em: <http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/arch2012-04-08_2012-04-14.html&gt; Acesso em: 26 dez. 2016

Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2016/11/e-oficial-brasil-vai-lancar-primeira-missao-lua-em-2020.html> Acesso em: 26 dez. 2016

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Apollo_11&gt; Acesso em: 26 dez. 2016

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone