Petrobras visita CTBE e acena para futuras parcerias em projetos

Publicado em 10/02/2017
Assessoria de Comunicação em 09/02/2017

A rápida visita da Petrobras ao Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) nesta quarta-feira, 7, não desanimou os Engenheiros e Coordenadores da estatal.

A equipe formada por cinco profissionais da Petrobras conversou com Gonçalo Pereira, Diretor do CTBE, com os pesquisadores Daniel Kolling (Divisão Industrial), Tassia Junqueira (Inteligência de Processos), Jaciane Ienczak (Coordenadora Associada da Divisão de Processos), Rosana Di Giorgio (Gestora de Inovação), além de Mário Murakami e Antonio Bonomi, respectivamente coordenadores das divisões Molecular e de Inteligência de Processos.

Esq. para dir.: Daniel Atala, Luiz Fernando Bandeira, Adriano Fraga, Raquel Coutinho, Danuza Moyses, Christian Queipo, Daniel Kolling, Sarita Rabelo e Francesco Palombo

De acordo com Sarita Rabelo, coordenadora da Divisão de Processos, o propósito da visita foi exclusivamente focado no estreitamento de relações. “O CTBE já possui parcerias de longa data com a Petrobras. A estatal aproveitou para fazer discussões preliminares a respeito do projeto H2020, encabeçado pelo CTBE e aprovado pelo FAPESP no final de 2016”, esclarece. “Somos um Laboratório Nacional e temos as portas abertas para que companhias líderes em suas áreas de atuação venha nos visitar e refletir sobre eventuais parcerias”, acrescenta.

As discussões não se resumiram ao diálogo com as divisões de Processo, Molecular e de Inteligência de Processos.

“Praticamente todas as divisões do CTBE se envolveram nesse encontro”, reforça Daniel Atala, pesquisador que está à frente da Divisão Industrial.

Os diálogos com a estatal devem continuar seguindo um fluxo regular, uma vez que a expertise do CTBE no âmbito da Bioeconomia pode contribuir com futuras estratégias comerciais e de pesquisa da Petrobras.

Sobre o CTBE
O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O CTBE desenvolve pesquisa e inovação de nível internacional na área de biomassa voltada à produção de energia, em especial do etanol de cana-de-açúcar. O Laboratório possui um ambiente singular no País para o escalonamento de tecnologias, visando a transferência de processos da bancada científica para o setor produtivo, no qual se destaca a Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP).

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone