PET da Engenharia Elétrica promove 4ª edição do “Volta ao Mundo do Conhecimento”

Publicado em 06/06/2009

09/06/2009 – Publicado pelo Planeta Universitário

Universidade Federal de Santa Catarina – Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Volta ao Mundo do Conhecimento (VMC), promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenhaira Elétrica, que este ano irá visitar a área industrial de Campinas, no Estado de São Paulo. O VMC é aberto a alunos de todos os cursos, mas as 40 vagas são limitadas por ordem de inscrição.

Partindo dia 12 de julho, a excursão irá visitar em Campinas as instalações da Replan (Petrobras), o Laboratório Nacional de Luz Síncroton, a Goodyear, o Laboratório de Alta Tensão, o HI Tecnologia e a Magneti Marelli. O retorno está previsto para dia 17.

Criado em 2006, o VMC fez a primeira viagem para Angra do Reis, no Rio de Janeiro, e no ano seguinte para Porto Alegre. Na última edição, os participantes viajaram para a Argentina, onde visitaram as instalações da Nestlé, Arcor, ABB e Iveco. Houve grande participação de alunos de outros cursos, além das Engenharias.

As inscrições são feitas no site http://www.peteel.ufsc.br, mas a confirmação ocorre com o pagamento, na Sala do PET, a partir das 13h30. O valor é de R$ 350 (transporte e hospedagem) e pode ser feito a partir do dia 25 de maio, na Sala do PET, que fica no 2º andar do bloco B do CTC. É necessário apresentar cópias do RG e CPF (consulte o site para mais opções de pagamento).

Visitas
Replan (Petrobras): A Refinaria do Planalto Paulista é a maior refinaria de petróleo da Petrobras, em ternos de produção. Tem aproximadamente 9.1 km² e é responsável por cerca de 10 bilhões de reais por ano em impostos pagos ao governo. Produz gasolina, diesel, querosene, asfalto, coque, aguarrás, GLP, nafta e outros.

Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS): Mantido com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, o laboratório possui uma infra-estrutura que inclui linhas de luz com estações experimentais instaladas na fonte de Luz Síncrotron, microscópios eletrônicos de alta resolução, microscópios de varredura de ponta, espectrômetros de ressonância magnética nuclear e outras instrumentações de uso científico.

Goodyear: No Brasil, a Goodyear iniciou suas atividades em 1919 com um escritório de vendas e um armazém. Em 1939, sua primeira unidade industrial começou a funcionar no bairro Belenzinho, em São Paulo e a segunda fábrica foi instalada em Americana, também em São Paulo.

Laboratório de Alta Tensão: está localizado na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da UNICAMP. Desenvolve pesquisas que visam os estudos práticos e teóricos no sentido de melhor conhecimento de técnicas de altas tensões. Está regulamentado pela ABNT para trabalhar na classe de tensão de até 138 kV.

HI Tecnologia: fundada em 1989, esta empresa atua nas áreas de fabricação de equipamentos e prestação de serviços para automação industrial (indicada pelo professor José Cury).

Magneti Marelli: é uma empresa internacional que produz sistemas e componentes para o setor automobilístico. Possui mais de 33 mil funcionários e 67 fábricas em 16 países. Fornece produtos e sistemas a todas as principais fabricantes de automóveis na Europa, América do Norte e Sul e na Ásia.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone