Laboratório de Campinas, SP, abre as portas para comunidade neste sábado

Publicado em 25/05/2016
G1 Campinas e Região em 21/05/2016

 

Evento celebra os 20 anos da primeira volta de elétrons no acelerador.
G1 fez série com quatro reportagens especiais sobre o projeto Sirius.

 

Laboratório Nacional de Luz Síncroton em Campinas (Foto: Roberta Steganha/ G1)

Laboratório Nacional de Luz Síncrotron em Campinas (Foto: Roberta Steganha/ G1).

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), que fica no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), em Campinas (SP), promove neste sábado (21), o “Ciência Aberta”. O evento gratuito ocorre das 10h às 15h e marca os 20 anos da primeira volta de elétrons no acelerador de partículas da instituição.

LNLS em Campinas (Foto: Roberta Steganha/ G1)

Sede do LNLS em Campinas (Foto: Roberta Steganha/ G1).

Visitas
A programação envolve visitas guiadas pelas instalações do laboratório, para que o público possa conhecer de perto o acelerador. Depois, os participantes poderão analisar em microscópios materiais como sal, ovos de peixe, açúcar, fios de cabelo e insetos.

FOTOS: Veja as imagens da visitação

Vão estar disponíveis no evento também brinquedos para as crianças, praça de alimentação com opções de food trucks, palestras informais, além da presença do Caminhão Oficina Desafio, da Unicamp.

Além disso, os participantes vão ter a chance de conhecer mais sobre o Projeto Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, projetada pelo LNLS. Quando ficar pronto em 2018, ele vai ser liderança mundial, superando o que será inaugurado em junho deste ano na Suécia.

O Sirius será um superlaboratório de 68 mil m² em um terreno de 150 mil m². A área total equivale a 21 campos de futebol.

Especial
Para marcar essa data, o G1 preparou uma série especial sobre o superlaboratório de Campinas. Foram quatro reportagens especiais sobre o projeto.

Na primeira reportagem, o especial abordou os usos da luz síncrotron. Na segunda, o assunto foi o nascimento do LNLS, o “embrião” do projeto. Já na terceira, foi a vez de mostrar pesquisadores e estudos desenvolvidos e na quarta, o futuro do Sirius e da ciência brasileira.

Serviço
O que: “Ciência Aberta”
Quando: sábado (21), das 10h às 15h
Onde: Campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) – Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10000, Polo II de Alta Tecnologia – Campinas
Preço: grátis
Informações: site oficial do evento

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone