Indústria ganha ambiente de engenharia

Publicado em 28/07/2009

28/07/2009 – Blog Escada e Desenvolvimento

Empresas de engenharia de Pernambuco poderão contar com mais infraestrutura para desenvolver projetos e capacitar funcionários. O estado vai ganhar um espaço compartilhado voltado ao segmento, voltado ao segmento, com foco nas áreas de petróleo, gás, offshore e naval. A criação do espaço foi discutido no dia 23, na FIEPE, entre empresários, representantes do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e de outras instituições.

A reunião foi a primeira iniciativa da recém-criada Divisão de Petróleo, Gás, Offshore e Naval e contou com a parceria do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural e o Centro de Excelência em EPC, sigla para Engineering (Engenharia), Procurement (Suprimento) and Construction (Construção).

Na ocasião, foram avaliadas as aplicações regionais do projeto e sua capacidade de uso. O gerente de Tecnologia do IBP, Raimar van Den Bylaardt, idealizador do ambiente, acredita que o espaço, criado para ser compartilhado por empresas de engenharia consultiva e instituições de ensino, eleva a competitividade e integra os processos de construção, montagem e manutenção. “O centro suprirá as carências tecnológicas das empresas do ramo, sendo dotado de computadores avançados e ferramentas adequadas para testes e capacitação de recursos humanos”, afirma Raimar.

“Essa iniciativa proporciona integração entre diversos setores, o que é fundamental para o desenvolvimento sustentável da indústria de Pernambuco”, opina o coordenador executivo do Núcleo de Desenvolvimento, Articulação e Integração Industrial da Federação, Antônio Sotero.

Entidades como FIEPE, Clube de Engenharia, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, UFPE e UPE serão parceiros na formatação do espaço. No Brasil, já existem casos de sucesso em outras áreas, como o Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUC) e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

Fonte: A Semana da Indústria/FIEPE

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone