Grupo de trabalho em biotecnologia e biomedicina dos BRICS se reúne no CNPEM

Publicado em 28/11/2019

Assessoria de Comunicação em 27/11/2019

A terceira reunião do Grupo de trabalho em Biotecnologia e Biomedicina (WG Biomed) dos BRICS foi realizada em Campinas/SP no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) nos dias 26 e 27 de Novembro de 2019.

O grupo de trabalho debateu cooperação em C&T em temas como resistência antimicrobiana, AIDS/HIV, big-data em saúde, point-of-care diagnostics, biofármacos  e  doenças neurodegenerativas. No dia 27 a programação do evento ainda incluiu uma apresentação do Diretor-Geral do CNPEM, Antonio José Roque da Silva, e visitas aos Laboratórios Nacionais do Centro.

Esse ano, em virtude da presidência pro tempore brasileira, o encontro desse grupo de trabalho ocorreu no Brasil e foi organizado pela equipe da Coordenação Geral de Saúde e Biotecnologia da Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas (SEFAE) do MCTIC em parceria com Departamento de Assuntos Internacionais e Cooperação (DEAIC) com o apoio do CNPEM.

Histórico

Em 2015, os governos dos países do BRICS assinaram o Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação, que criou condições para o estabelecimento dos grupos de trabalho dos BRICS em áreas prioritárias incluindo biotecnologia e biomedicina. O WG BIOMED reúne representes dos cinco países que compõe o BRICS – Brasil, Rússia, India, China e África do Sul – para discutir temas prioritários para a cooperação nas áreas de Biotecnologia e Saúde. Essas discussões subsidiam a tomada de decisão e a preparação das Chamadas Públicas para apoiar projetos de cooperação em Ciência e Tecnologia do BRICS.