Etapa inclui ainda a divulgação da Minuta do Acordo de Cooperação e formulário para avaliação de TRL para as startups pré-selecionadas
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) tornou pública nesta sexta-feira, 19, a lista das 10 startups, selecionadas dentre as 32 inscritas, que avançaram para a próxima fase de seleção para a edição piloto do Programa de Aceleração de Deeptechs do CNPEM (PACE), inédita iniciativa do Centro que prevê impulsionar o amadurecimento de startups brasileiras de base tecnológica. Veja a lista das startups selecionadas, em ordem alfabética:
- AG3 Pesquisa e Desenvolvimento Experimental;
- BIO.INN;
- Bioinfood Soluções em Biotecnologia;
- FABNS – Fábrica de Nanosoluções e Participações;
- Future Cow Technologies;
- Gonexter;
- NAIAD Desenvolvimento Computacional de Fármacos;
- Noviga Partner Comércio e Serviços;
- PEPTIDUS Desenvolvimento Biotecnológico
- Vyro Biotherapeutics Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Biotecnológicos.
Na primeira fase de seleção foram analisados o Plano de Trabalho para a aceleração e o Business Case, por uma comissão formada por membros internos e externos convidados, por meio de 9 critérios definidos no Edital, incluindo: compatibilidade da tecnologia com as áreas temáticas do edital e infraestruturas do CNPEM, potencial de inovação e diferenciais da solução, potencial do mercado alvo e viabilidade do modelo de negócios.
Na segunda e última etapa seleção, a avaliação será composta pela análise de documentos de regularidade fiscal, financeira e jurídica, avaliação de nível de maturidade tecnológica (TRL ou technology readiness level na sigla em inglês), e uma apresentação presencial de Pitch. Somente as deeptechs que apresentarem regularidade na documentação de regularização fiscal, financeira e jurídica, e cujas avaliação de TRL comprove que suas soluções estão com nível de maturidade superior ou igual a 3, estarão aptas para apresentar um pitch, com duração máxima de sete minutos, para um comitê de especialistas do CNPEM e convidados externos. A divulgação da lista das startups aptas para a apresentação será divulgada em 21 de junho de 2024.
Sobre o Pace
Lançado em outubro de 2023, o PACE recebeu inscrições de 32 startups de 7 estados e o Distrito Federal, incluindo Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. As deeptechs foram atraídas pela possibilidade de acessar o know-how de especialistas em pesquisa e desenvolvimento e pelo acesso às instalações do CNPEM. As empresas serão acompanhadas por equipes dedicadas ao sucesso dos desafios apresentados.
“O PACE tem o potencial de aumentar as taxas de sucesso de deeptechs inovadoras, acelerando a resolução de seus desafios tecnológicos, ao oferecer acesso a um dos Centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação mais sofisticados da América Latina, voltado a resolver desafios complexos em áreas estratégicas para o país. O CNPEM é um ambiente propício para que deeptechs cheguem mais rápido ao mercado”, avalia Patricia Magalhães, gestora da Assessoria de Inovação do CNPEM.
As startups selecionadas para o PACE receberão apoio técnico especializado e acesso à infraestrutura de P&D de ponta, sem custo, sendo responsáveis por custear apenas os consumíveis e insumos usados no projeto, terão alavancagem da prontidão tecnológica em pelo menos um nível de TRL, execução de plano de trabalho em até 24 meses, avaliação pelo time técnico e time de aceleração do CNPEM com acompanhamento continuado.
As deeptechs que aplicaram ao PACE submeteram projetos nas áreas de:
- Biorrenováveis e biotecnologia industrial;
- Engenharia de tecidos e medicina regenerativa;
- Engenharia e tecnologia;
- Fármacos e Biofármacos;
- Nanotoxicologia e Nanossegurança;
- Materiais Renováveis;
- Micro e Nano Fabricação de Sensores e Dispositivos.
As próximas etapas do PACE, de acordo com o cronograma vigente e divulgado na versão 3 do edital, incluem:
Atividade |
Data |
Data limite para envio da documentação de regularidade fiscal, financeira e jurídica, e do formulário para avaliação TRL preenchido pelas pré-selecionadas para a Fase 2 | 10/05/2024 |
Lista final das startups validadas na análise de TRL para prosseguirem para Fase 2 | 21/06/2024 |
Apresentações de pitch da Fase 2 | 01/07/2024 |
Divulgação do resultado das startups selecionadas | 12/07/2024 |
Assinatura do Acordo de Cooperação | 13/07 a 19/07/2024 |
Início do Programa – reunião de kick-off | 24/07/2024 |
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.