CNPEM participa da 67ª Reunião Anual da SBPC

O CNPEM estará presente em mais uma edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O Centro terá um estande onde demonstrará para os visitantes parte dos trabalhos realizados por seus Laboratórios Nacionais: de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).  A 67ª edição da Reunião será realizada em São Carlos, no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre os dias 12 a 18 de julho. O tema do encontro deste ano é “Luz, Ciência e Ação”, em alusão ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015 por diversos países, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

CNPEM-sbpc-featPor abrigar a única fonte de luz síncrotron da América Latina e possuir um complexo de microscopia (eletrônica, confocal, de força atômica etc.) para diversas análises de materiais, o estande do CNPEM proporcionará uma experiência imersiva em luz e imagens. Os visitantes poderão ver imagens em alta resolução de materiais em escala nanométrica e também verão um dos primeiros componentes prontos do novo acelerador de partículas brasileiro, o Sirius. A pesquisadora Ana Zeri, do LNBio, também estará presente no estande durante toda a semana, realizando atividades lúdicas com crianças e jovens.

O estande do CNPEM faz parte da Expo T&C, mostra de ciência, tecnologia e inovaçãoque reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. A abertura da Expo T&C será dia 13 de julho, às 12h, o horário de funcionamento até o final da semana será das 10h às 19h.

Alguns representantes dos Laboratórios Nacionais também participam da programação oficial do evento, nas seguintes sessões:

Conferência: Nanomateriais em Dispositivos para Conversão de Luz Solar em Energia Elétrica (SBQ)

Conferencista: Aldo José G. Zarbin (UFPR)
Apresentador: Fernando Galembeck (LNNano/CNPEM)
Data: 13/07/2015 | das 10h30 às 12h30
Local: AT 07 – sala 161 – térreo

Conferência: IUPAC 2017 – Desafios e Oportunidades para o Brasil no Cenário Internacional da Química (SBQ)

Coordenador: Adriano D. Andricopulo (IFSC)
Palestrantes: Jailson Bittencourt de Andrade (MCTI), Fernando Galembeck (LNNano/CNPEM)  e Fernando Figueiredo (ABIQUIM)
Data: 15/07/2015 | das 15h30 às 18h
Local: AT 07 – sala 161 – térreo

Mesa redonda: Sirius – A Mais Moderna Fonte de Fótons do Hemisfério Sul – O Que Pode Ser Feito Com Ele?

Coordenador: Richard Charles Garrat (USP)
Palestrantes: Daniela Zanchet (UNICAMP), Antônio José Roque da Silva (LNLS/CNPEM) e Humberto D´Muniz Pereira (IFSC)
Data: 16/07/2015 | das 15h30 às 18h
Local: AT 07 – sala 163 – Anfiteatro térreo

Mesa redonda: Biologia Sintética: Soluções Para os Problemas do Cotidiano

Coordenador: Francis de Morais Franco Nunes (UFSCar)
Palestrantes: Fábio Márcio Squina (CTBE/CNPEM), Valquíria Alice Michalczechen Lacerda (CENARGEN) e Ana Paola Sifuentes Infante (iGEM Foundation)
Data: 17/07/2015 | das 15h30 às 18h
Local: Biblioteca – Auditório 2

Veja a programação completa aqui | Mais informações sobre o campus da UFSCar

A cada ano a Reunião da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em uma universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone