Ciência Aberta no LNLS

Agência FAPESP em 18/05/2016

 

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) comemorará os 20 anos da primeira volta de elétrons em sua fonte de luz síncrotron com o evento “Ciência Aberta”.

A celebração ocorrerá no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), no dia 21 de maio de 2016, das 10 às 16 horas.

O evento, gratuito e aberto ao público, contará com visitas guiadas às instalações do LNLS, espaço dedicado à manipulação de microscópios, praça de alimentação com food trucks, palestras informais no formato “Chopp com Ciência”, brinquedos para recreação infantil, além da presença do Caminhão Oficina Desafio, da Unicamp.

O público poderá conhecer o funcionamento e as utilidades das fontes de luz síncrotron visitando as instalações do LNLS. Haverá duas opções de roteiro, um tour expresso, com 15 minutos de duração, e uma rota estendida, com visitação aos prédios de apoio e à sala de controle do acelerador de elétrons.

Ao final das visitas, os participantes poderão observar, em microscópios, materiais do cotidiano, como cristais de açúcar, sal, areia, insetos, fios de cabelo, ovos de peixe ou microrganismos presentes na água.

Os participantes também terão a chance de conhecer um pouco mais sobre o Projeto Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, projetada pelo LNLS. O diretor do LNLS, José Roque, falará sobre o projeto na sessão “Chopp com Ciência”.

Mais informações: http://pages.cnpem.br/cienciaabertalnls

Repercussão: Planeta Universitário

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone