Aniversário de Campinas 2017: Cidade comemora desenvolvimento e supera os desafios de ser uma das maiores metrópoles do Brasil; veja história, pontos turísticos e mais informações

Publicado em 21/07/2017
Portal da RMC, 14/07/2017

 

Nesta sexta-feira – 14 de julho de 2017 – Campinascompleta 243 anos de história e segue na busca de vencer os desafios de ser uma das maiores metrópoles do Brasil. Campinas foi fundada em 14 de julho de 1774. A cidade que fica no interior do Estado de São Paulo impressiona pelos números.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) divulgou em 2016 que o Brasil já tem 206 milhões de habitantes e Campinas é 3º o terceiro município mais populoso de São Paulo (ficando atrás de Guarulhos e da capital). Campinas é a 14ª maior cidade do país em população e tem 1.173.370 habitantes. A RMC (Região Metropolitana de Campinas) com 20 cidades, tem 3.131.528 habitantes, o que representa 1,5% da população do país segundo o IBGE.

>> A padroeira de Campinas é Nossa Senhora da Conceição. A data é comemorada no dia 8 de dezembro, feriado na cidade. Vale lembrar que no dia do aniversário, a cidade não para, ou seja, não é feriado.

Distritos – Na atualidade, Campinas conta com uma população aproximada em 1,1 milhão de habitantes, distribuída por vários bairros e pelos distritos de Joaquim Egídio, Sousas, Barão Geraldo, Nova Aparecida, Campo Grande e Ouro Verde. Campinas fica a 100 km da Capital do Estado – São Paulo.

Desenvolvimento econômico, universidades, hospitais, diversidade de povos, filhos ilustres, pontos turísticos e história cultural

Campinas é formada por diversos povos, com muitas pessoas vindas de outras regiões e estados em busca de uma melhor qualidade de vida e oportunidades de crescimento. A cidade possui importantes pólos de desenvolvimento econômico, além de universidades renomadas em todo o país e no mundo como a Unicamp, além disso, a cidade também concentra polos de tecnologia como o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), que abriga o projeto do superlaboratório Sirius, o projeto mais complexo da ciência brasileira e que deve ficar pronto em 2018. Tem uma excelente localização geográfica e uma malha viária interligada por cinco das grandes rodovias do Estado de São Paulo.

Campinas é também considerada um dos principais polos gastronômicos do país, oferecendo ótimas opções de restaurantes. Além disso, o município tem inúmeros pontos turísticos que oferecem opções de lazer gratuito. Em 2013 a cidade foi considerada a metrópole campeã de bem-estar no Brasil. E, apesar dos desafios e da crise que o país atravessa, a cidade está no coração de seus moradores.

pontos-turisticos-de-campinas-2017Turismo, Cultura

A Lagoa do Taquaral é um dos lugares mais procurados da cidade, principalmente, pelos amantes de esportes, as pessoas podem visitar a Caravela Anunciação, uma embarcação inspirada na nau usada por Pedro Álvares Cabral, brincar em pedalinhos e passear pelo parque em um antigo bonde.Outra opção de passeio é na Maria Fumaça entre Campinas e Jaguariúna. A viagem, que passa por um trecho desativado da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, tem 3,5 h de duração, percorre 48 km. As saídas ocorrem na Estação Anhumas, aos finais de semana.  A cidade tem também diversos atrativos turísticos, com valor histórico, cultural ou científico, como museus, parques e teatros. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, fundada em 1974, é considerada uma das principais do país.

> Clique aqui para ver pontos turísticos de Campinas

Filhos ilustres – Campinas tem entre seus filhos personalidades ilustres que atingiram fama e importância internacional como o maestro Carlos Gomes, autor da ópera “O Guarani”, e Hércules Florence, que é considerado o pai da fotografia. Na história recente, a cidade tem filhos ilustres  como os músicos Sandy e Júnior, as atrizes Claudia Raia e Maitê Proença, e um dos grandes atletas do vôlei brasileiro Maurício Lima.

RMC– Campinas é a principal cidade da RMC. A Região Metropolitana de Campinas, é constituída por 20 municípios paulistas e foi criada pela lei complementar estadual 870, de 19 de junho de 2000. Além de possuir uma forte economia, a região também apresenta uma infraestrutura que proporciona o desenvolvimento de toda a área metropolitana. Cidades da RMC -Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor,Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira,Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Desafios apesar do desenvolvimento
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), comenta sobre os desafios da administração pública e diz que a crise econômica no Brasil afetou o município, mas que tem priorizado a geração de novos empregos pois a demanda pelos serviços públicos aumentou com o desemprego. Ele afirmou também que concentra os esforços para melhorar sempre as áreas de saúde, educação e segurança.

Cidade acolhedora – Campinas é conhecida por acolher muito bem a todos que buscam desenvolvimento e crescimento, uma melhor qualidade de vida e com pessoas da cidade e de fora que desenvolvem importantes trabalhos para o bem da população do município.

Comemorações do aniversário de Campinas 2017 têm várias atrações:

2º Festival de Queijos e Vinhos – sábado, 15 de julho, das 12h às 19h, na Praça Carlos Gomes em Campinas, que contará com a participação de produtores, importadores, showcooking, música ao vivo, área para crianças, chefs de cozinha e outras atrações.

5ª edição do Chefs na Praça – domingo, dia 16 de Julho, das 10h às 17h, na Praça Carlos Gomes, em Campinas. O evento marca a abertura do 9º Festival Gastronômico de Campinas e Região, que este ano traz o tema “Brasil: um mundo de sabores”. O Chefs na Praça busca valorizar a gastronomia local utilizando o espaço público para colocar chefs e restaurantes da região ao alcance da população, oferecendo pratos a preços acessíveis, que variam de R$ 5,00 a R$ 20,00. O evento é realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e Cultura, em parceria com o Campinas Convention & Visitors Bureau.

3ª Maratona de Campinas – domingo, 16 de julho, dentro das comemorações do 243º aniversário do município. São esperados três mil competidores, que farão um percurso de 42 km. A competição terá largada às 7h, na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), em frente à sede da Administração Regional (AR) 2. A previsão de tempo de duração da prova é de 6h, com término previsto para as 13h. A concentração começa a partir das 6h.

Concerto de aniversário de Campinas reúne Orquestra Sinfônica e Guilherme Arantes– A Orquestra Sinfônica de Campinas se apresenta pela primeira vez com o cantor e compositorGuilherme Arantes, no domingo, 16 de julho, às 17h, na Concha Acústica do Taquaral (Parque Portugal) – Av. Heitor Penteado, s/n. A entrada é gratuita.

História da Cidade e origem do nome “Campinas”

A cidade de Campinas surgiu na primeira metade do século XVIII como um bairro rural da Vila de Jundiaí. O povoamento teve início com a instalação de um pouso para tropeiros – o pouso das “Campinas do Mato Grosso” que seguiam para as minas de ouro, o que impulsionou o desenvolvimento da região. O bairro rural do Mato Grosso se transformou então em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso em 1774. Depois, em Vila de São Carlos em 1797. E por fim, em cidade de Campinas no ano de 1842, período no qual o café já dominava a paisagem.

No dia 14 de julho de 1774, em uma capela provisória, foi celebrada a primeira missa por Frei Antonio de Pádua, primeiro vigário da nova paróquia e assim oficializada a fundação da Freguesia Nossa Senhora da Conceição das Campinas de Mato Grosso. Essa data ficou sendo a data oficial da fundação de Campinas.

Os “campinhos” ou “campinas”, que geraram o nome da cidade, eram espaços diferenciados em relação à densa mata atlântica que cobria toda a região. Campinas teve, portanto, seu nome gerado por uma característica natural.

>> Clique para ver + notícias da região de Campinas, atualidades Brasil e mundo

FOTOS DE CAMPINAS

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone