Radioagência Nacional, 27 de fevereiro de 2018
Apresentação Adrielen Alves e Daniel Isaia
Uma luz que penetra a matéria
de alto brilho….
e amplitude!
É a luz síncrotron!
Sin –cro – tron – que vem de sincronia!
O nome parece difícil, mas pode anotar aí, por que essa mesma luz coloca fácil, fácil o nome do Brasil em uma importante largada científica.
Somos referência mundial – os únicos na América Latina e no páreo com a Suécia nesta produção.
Os estudos com esse tipo de radiação produzida em uma supermáquina de aceleração de partícula vão ajudar desde a área de medicamentos, passando pelo pré-sal até chegar nas pesquisas envolvendo a astronomia. É o chamado projeto Sirius – Sirius em referência a uma estrela de grande brilho
Vamos por partes! Primeiro, entender como funciona a produção desta luz.
Quem sabe tudo sobre o assunto é José Roque, Diretor do Laboratório Nacional da Luz Síncrotron, do Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais, localizado em Campinas.
Mas, voltando a falar sobre astronomia, como será que esse aparato tecnológico em que o Brasil está investindo poderá ajudar nas pesquisas?
Olha que pode e muito, principalmente no que diz respeito à astrobiologia e até na investigação de vida fora da Terra.
Eu vou te dizer em uma frase: A hora é agora!!!
Até a próxima sexta-feira, dois de março, estão abertas as inscrições para a Segunda Escola Brasileira de Síncrotron, oportunidade para cientistas de todo o país e estudantes do último ano de graduação, de mestrado e doutorado.
Cerca de 100 pessoas serão selecionadas para acompanhar de perto os avanços dos estudos. Ficou interessado? Entra no site https://pages.cnpem.staging.wpengine.com/ebs/
Sabemos que a luz na astronomia é fundamental para marcar o tempo e o espaço, para conhecermos o passado e projetar o futuro. Não é mesmo?
Por falar em tempo, o projeto Sirius tem cronograma que promete para 2018, 2019, 2020!
Nós estamos na torcida para que o projeto Sirius, chegue muito longe.
E que leve o nome do Brasil e da ciência feita por brasileiros.
Universo fica por aqui e até a próxima semana!
Apresentação de Adrielen Alves e Daniel Isaia.
Sonoplastia de Messias Melo.
Universo: Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo e descobertas científicas ligadas ao espaço. É publicado semanalmente na Radioagência Nacional e na Rádio Nacional. Ouça aqui os programas já veiculados da série.