Parceria entre CNPEM, UFPA e Biotec-Amazônia busca moléculas de interesse farmacêutico em microrganismos da Amazônia
O pôster sobre pesquisa que isolou bactérias de solo da região amazônica e explorou a possibilidade de produção de novos fármacos a partir das moléculas sintetizadas por essas bactérias levou o prêmio de Menção Honrosa na categoria de “Genética e Microrganismos” durante a edição de 2023 do Congresso Brasileiro de Genética. O encontro foi realizado de 12 a 15 de setembro, em Ouro Preto. O estudo foi feito no âmbito do Laboratório de Engenharia Biológica da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) – organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Ana Carolina de Oliveira, aluna de doutorado responsável pelo estudo, explica que passou nove meses de estágio no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) do CNPEM, em Campinas-SP, para poder realizar os experimentos em genômica e metabolômica, com supervisão da coorientadora da pesquisa, Daniela Trivella, integrante do Centro. A parceria resultou do acordo de cooperação firmado entre o CNPEM e a Organização Social BioTec-Amazônia.
O projeto, financiado também pela CAPES e Instituto Serrapilheira, consiste em realizar a prospecção de bactérias do solo amazônico e avaliar o potencial interesse biotecnológico e farmacêutico, a partir de moléculas produzidas por elas. Algumas cepas de bactérias foram inicialmente avaliadas no contexto genômico e metabolômico, realizados respectivamente pelas técnicas de sequenciamento de DNA espectrometria de massas. “A integração de ferramentas permitiu não apenas conhecer a capacidade destas bactérias em produzir diversas e, possivelmente, novas moléculas, como também avaliar o potencial farmacêutico ainda não explorado, que é onde o projeto está atualmente focado”, comenta Oliveira sobre os ganhos do estudo pela diversidade de métodos e intercâmbio científico entre as instituições.
Rafael Baraúna, orientador da pesquisa que integra o Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFPA, ressalta a relevância de ser realizada em uma Unidade de Conservação Estadual. “Será possível através do projeto, portanto, acessar o patrimônio genético de microrganismos da Amazônia e valorizar a aplicação biotecnológica de forma sustentável”, afirma Baraúna.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.