Pós-doutorando do CNPEM recebe prêmio Zigmann Brenner por trabalho apresentando uma nova molécula, com potencial para se tornar uma alternativa de tratamento para infecções pelo parasita Trypanosoma cruzi,
Caio Cesar de Lima Silva, pós-doutorando e bolsista vinculado ao projeto FINEP “Desenvolvimento de novas moléculas contra a doença de Chagas explorando alvos não convencionais”, coordenado pelo pesquisador Dr. Artur Cordeiro, líder do grupo de pesquisa em doença de Chagas do LNBio/CNPEM, recebeu o prêmio Zigmann Brenner pela melhor apresentação de pôster científico, durante a XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia, ocorrida entre os dias 4 e 7 de novembro de 2024 em Caxambu, MG.
O prêmio foi concedido ao projeto intitulado “Lysyl-tRNA Synthetase: A new protein target for the development of treatments for Chagas disease” (ou “Lisil-tRNA Sintetase: Um novo alvo proteico para o desenvolvimento de tratamentos para a doença de Chagas”, em tradução livre). No pôster, Caio apresentou a identificação de uma nova molécula, denominada M002, com potencial para se tornar uma alternativa de tratamento para infecções pelo parasita Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, uma enfermidade que afeta cerca de 8 a 10 milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente na América Latina. A doença, transmitida por insetos conhecidos como “barbeiros”, atualmente carece de opções de tratamento seguras e eficazes, especialmente para pacientes em estágios crônicos. Os medicamentos padrão frequentemente apresentam eficácia limitada na fase crônica da doença e causam efeitos colaterais graves, deixando uma lacuna significativa em termos de opções terapêuticas.
No estudo, a molécula M002 demonstrou a capacidade de inibir a atividade enzimática da lisil-tRNA sintetase de Trypanosoma cruzi (TcKRS), uma proteína essencial relacionada à síntese de novas proteínas no parasita. Além disso, a molécula foi capaz de eliminar tanto a forma livre do parasita quanto sua forma intracelular em estudos laboratoriais.
A identificação do composto M002 como inibidor da enzima TcKRS oferece uma abordagem inovadora para o desenvolvimento de medicamentos, com potencial para tratar a doença de Chagas de maneira mais direcionada e eficaz. Essa descoberta é especialmente promissora, pois explora uma família de proteínas pouco estudada no contexto da doença de Chagas.
Esses avanços representam um passo promissor na busca por novos tratamentos para a doença de Chagas. Com o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas e uma nova classe de alvos moleculares, como a família de proteínas relacionadas a TcKRS, espera-se abrir caminhos para medicamentos mais seguros e eficazes.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. O CNPEM é responsável pela operação dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), e também pela Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).