Desafio

Monitorar a hidratação de plantas em tempo real é um desafio, tanto para quem cuida de plantas em casa quanto para grandes cultivos agrícolas. A precisão e sensibilidade dos sensores são essenciais, já que cada planta possui necessidades hídricas específicas, influenciadas por fatores ambientais, como luz, temperatura e umidade. Isso dificulta a criação de soluções universais que atendam diferentes espécies e condições.

Em casa, esse monitoramento pode ajudar a evitar problemas como o excesso ou a falta de água, garantindo que suas plantas se mantenham saudáveis. Já no campo, para cultivos em larga escala, a tecnologia pode otimizar o uso de recursos, aumentando a eficiência do manejo hídrico e reduzindo custos. No entanto, o monitoramento contínuo exige sistemas avançados de conectividade e transmissão de dados, o que pode encarecer e tornar mais complexa a implementação de soluções amplamente acessíveis.

Um sensor robusto para leituras em tempo real

Pesquisadores do CNPEM desenvolveram um dispositivo do tipo stand-alone, capaz de funcionar sem a necessidade de outros dispositivos ou acessórios.

O sensor possui eletrodos de filmes metálicos de níquel (Ni), resistente à corrosão e mecanicamente estável, que são flexíveis, dobráveis e ocupam uma pequena área foliar, não interferindo nos processos metabólicos normais da planta. Estes sensores realizam as medições por meio de variações da impedância eletroquímica (EIE), uma técnica não invasiva e calibrável conforme as características de cada cultura. A fixação às folhas pode se dar por meio adesivas de poliestireno transparente comerciais, conferindo durabilidade aos sensores e longevidade às medições, com reprodutibilidade demonstrada.

Diferenciais da tecnologia

  • Alta adaptabilidade: sua flexibilidade inerente permite sua moldagem a diferentes tipos de folhas sem comprometer sua funcionalidade;
  • Escalável: permite uso de equipamento de EIE portátil para leitura, com conectividade para transmissão dos dados um app de aquisição e exibição do diagnóstico;
  • Exato: exatidão média acima de 90% para perdas de água entre 10 e 40%.

Aplicações

  • Agricultura de precisão;
  • Jardinagem.

Matérias relacionadas

Escala de desenvolvimento

TRL 4
Tecnologia testada e
validada em ambiente relevante

Propriedade intelectual

CNPEM
PI BR102022009728-3
PCT/BR2023/050149
Renato S. Lima | Júlia A. Barbosa | Angelo L. Gobbi

Dúvidas e licenciamento

ID da tecnologia: PI137
inovacao@cnpem.br
19 3512-1174

Objetivos do
Desenvolvimento
Sustentável