A Ilum Escola de Ciência, a faculdade do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) recebeu o professor Luiz Marques, que lecionou na instituição entre 2022 e 2024, para uma palestra dedicada à Emergência Climática. Reconhecido por seus estudos sobre crises ambientais e mudanças globais, Marques destacou o papel da ciência e da sociedade diante dos desafios ambientais.
Graduação em Ciência Sociais e doutor em História da Arte, o professor lembrou que a chamada “ansiedade climática” já afeta profundamente a geração mais jovem. Por isso, optou por apresentar não apenas o cenário crítico atual, mas também caminhos de ação possíveis em curto, médio e longo prazos. Entre as propostas, ressaltou a importância da organização estudantil, da comunicação científica e da criação de plataformas de informação para a sociedade.
Marques também chamou atenção para um aspecto central: embora as ciências da natureza ofereçam dados consistentes sobre os impactos ambientais, a resposta das sociedades permanece imprevisível — o que abre espaço tanto para a esperança quanto para o risco. “A função dos jovens cientistas hoje é responder à confiança que a sociedade deposita na ciência”, afirmou.
Ao refletir sobre sua experiência como docente na Ilum, o professor ressaltou a relevância da interdisciplinaridade. Ele recordou o Programa de Humanidades, desenvolvido na escola, que conecta história, arte, cultura e debates contemporâneos, permitindo que temas como a crise climática sejam compreendidos em sua dimensão mais ampla, integrando as ciências naturais às humanidades.
Para Marques, essa integração é fundamental: “A questão climática não é apenas científica, é também social, cultural e política. A Ilum, com sua proposta interdisciplinar, está em posição privilegiada para formar jovens que compreendam a complexidade do nosso tempo e contribuam para transformações necessárias”.
Sobre a Ilum Escola de Ciência
A Ilum é uma escola de Ensino Superior gratuita, que emprega uma abordagem interdisciplinar para a formação de cientistas e profissionais em Ciência e Tecnologia. Com um modelo educacional inovador, o bacharelado de três anos oferece aulas em tempo integral, conectando Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Humanidades para formar pesquisadores aptos a atuar de forma ética e colaborativa na busca por soluções às questões globais do século XXI. A Ilum é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua proposta de ensino oferece contato precoce com atividades experimentais, seja nos laboratórios didáticos da Ilum ou no CNPEM, em projetos desenvolvidos junto aos pesquisadores.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).