Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) são premiados como melhor trabalho técnico na 9ª edição da International Brazing and Soldering Conference (IBSC), evento realizado nos Estados Unidos de 14 a 17 de abril e que reúne profissionais de diversos países para discutir os avanços e novas tecnologias nas áreas de brasagem e soldagem.
O trabalho premiado, intitulado “Development and Characterization of Vacuum Soldering Process for the Storage Ring Vacuum Chamber Cooling System of Sirius”, foi apresentado na conferência pelo gerente do grupo de União de Materiais, da Diretoria Adjunta de Tecnologia do CNPEM, Rafael Defavari. A pesquisa teve como foco o desenvolvimento de um novo processo de soldagem para o sistema de resfriamento das câmaras de vácuo do Sirius.
“No trabalho, buscamos estudar os efeitos de ligas de solda sem chumbo no sistema de resfriamento das câmaras de vácuo, validando o processo desenvolvido no CNPEM para a construção do anel de armazenamento do Sirius. A técnica apresentada no artigo garante a caracterização deste processo permitindo prever, validar e mensurar a vida útil esperada para estes componentes”, comenta Rafael Defavari.

Gerente do grupo de União de Materiais, da Diretoria Adjunta de Tecnologia do CNPEM, Rafael Defavari, durante o evento
Este novo processo de soldagem desenvolvido pela equipe de engenharia tem o potencial de melhorar significativamente a eficiência e a confiabilidade do sistema de resfriamento do acelerador de elétrons brasileiro, contribuindo para o sucesso das operações do síncrotron. A premiação também é um importante reconhecimento da American Welding Society (AWS), uma vez que a associação é responsável por definir e padronizar as regras em diversos tipos de solda adotados ao redor do mundo.
Sobre a Conferência
O evento International Brazing and Soldering Conference 2024, organizado pela AWS, reúne os principais especialistas em brasagem e solda branda do mundo, provenientes de universidades e empresas de diversos países, incluindo Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Japão e Estados Unidos. Este ano a conferência foi realizada na cidade de Charleston, na Carolina do Sul – EUA. Durante os três dias de evento os participantes tiveram acesso a sessões paralelas com apresentações dos avanços mais recentes e tecnologias de brasagem e soldagem, organizadas de forma a maximizar as interações entre as duas técnicas.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. Por meio da plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, ambientes de todos os laboratórios instalados em Campinas (SP) e também obter informações sobre trabalhos realizados e recursos disponibilizados para a comunidade científica e empresas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.