Maria Clara Oliveira, Juliana Bernardes e Beatriz Bertolim celebram a premiação no 14º do International Symposium on Polyelectrolytes (ISP), em Campinas, SP
Duas pesquisas desenvolvidas no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), sob orientação da pesquisadora Dra. Juliana da Silva Bernardes e com apoio da FAPESP, foram reconhecidas com prêmios de melhor pôster na 14ª edição do International Symposium on Polyelectrolytes (ISP), realizado de 13 a 18 de julho na Unicamp, marcando os 30 anos do evento e sua primeira edição no Brasil.
Maria Clara dos Santos Oliveira, doutoranda no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano/CNPEM), recebeu o prêmio concedido pela American Chemical Society (ACS) pelo desenvolvimento de emulsões múltiplas estabilizadas exclusivamente por materiais renováveis, como nanofibrilas de celulose e óleo vegetal, com potencial aplicação no encapsulamento de compostos hidrofílicos e hidrofóbicos em cosméticos e fármacos.
Beatriz Ferrari Bertolim, graduanda em Química na Unicamp e estagiária no LNNano/CNPEM, foi premiada pela Royal Society of Chemistry (RSC) por recobrimentos de papel mais sustentáveis, baseados na combinação de nanofibrilas de celulose catiônica e nanoargilas esfoliadas, capazes de melhorar propriedades de barreira sem prejudicar a reciclabilidade, com potencial para embalagens de menor impacto ambiental.
O International Symposium on Polyelectrolytes é um evento científico de referência na área de polieletrólitos – macromoléculas carregadas de origem sintética ou biológica – e tem como objetivo promover interações interdisciplinares entre pesquisadores de química, física e engenharia, tanto do meio acadêmico quanto industrial. Em 2025, o simpósio reuniu especialistas de diversos países para discutir temas como coacervação complexa, montagem layer-by-layer, transporte iônico, interações eletrostáticas e aplicações em embalagens, membranas e materiais bioinspirados.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).