Em 20 de setembro de 2024, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sob a liderança da Ministra Luciana Santos, nomeou Mário Tyago Murakami,como Presidente Substituto da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).
A nomeação foi oficializada por meio da Portaria MCTI nº 733, e o mandato terá duração de dois anos a partir da publicação da portaria.
A CTNBio é uma instância colegiada de formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança de organismos geneticamente modificados – OGM, bem como no estabelecimento de normas técnicas de segurança e de pareceres técnicos referentes à autorização para atividades que envolvam pesquisa e uso comercial de OGM e seus derivados, com base na avaliação de seu risco zoofitossanitário, à saúde humana e ao meio ambiente.
A nomeação do pesquisador reflete o compromisso da equipe do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em manter práticas robustas e coerentes em segurança e excelência científica, o que viabilizou também o desenvolvimento de estruturas tecnológicas inéditas no Brasil e na América Latina, como o projeto Sirius e o laboratório de biossegurança de nível 4 em desenvolvimento, Orion, ambos com fases de aprimoramento e construção, respectivamente inseridas no Novo PAC, do Governo Federal.
“Atuar como Presidente Substituto neste colegiado é um cargo honorífico de alta relevância para o Brasil e sua bioeconomia, e com os conhecimentos de gestão adquiridos nesses mais de 15 anos de CNPEM associados ao conhecimento científico espero contribuir para aumentar a celeridade, visibilidade e o rigor técnico-científico nas avaliações de risco de biossegurança, visando promover um desenvolvimento econômico de base biológica sustentável”
Desde 2008 no CNPEM, Murakami lidera um grupo em biocatálise e biologia sintética, atuando como Diretor Científico do LNBR desde 2018. Coordenou instalações científicas importantes nos Laboratórios Nacionais do Centro e entre 2016 e 2017 foi Coordenador da Divisão Molecular do CTBE (atual LNBR). Suas pesquisas focam na despolimerização de resíduos agroindustriais e bioconversão microbiana, com publicações de alto impacto em periódicos como Nature Chemical Biology e Nature Communications, com quebras de paradigmas na área de CAZymes e descobertas de mecanismos inéditos.
Atualmente, seu foco reside na descoberta e elucidação de mecanismos microbianos para despolimerização e bioconversão de resíduos agroindustriais, além do desenvolvimento de plataformas fúngicas para produção de enzimas. Coordena um projeto temático FAPESP nessa área e lidera projetos de PD de grande porte com empresas de Biotecnologia, além de programas interdisciplinares institucionais para solucionar desafios estratégicos do país em bioenergia e biorrenováveis.
Mario Murakami é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2020-atual), e membro da CTNBio/MCTI (2021-atual). Em 2023, recebeu o Prêmio EMBRAPII Pesquisador de Destaque, reconhecendo sua liderança em projetos de PD, dentre mais de 5000 pesquisadores da rede EMBRAPII.