O modelo atual de produção industrial ainda é fortemente dependente de matérias-primas fósseis e segue uma lógica de consumo com baixo aproveitamento de resíduos e elevado impacto ambiental. O CNPEM busca combinar matérias-primas renováveis, biotecnologia e nanotecnologia para acelerar a transição para um desenvolvimento sustentável pautado por uma economia circular e com tecnologias ambientalmente corretas.
Os temas de interesse são o papel de microrganismos e suas enzimas como biofábricas moleculares e enzimas que podem criar alternativas ambientalmente amigáveis para a manufatura industrial e o extrativismo e o papel da nanotecnologia no desenvolvimento de biopolímeros.
O objetivo do programa é elucidar mecanismos fundamentais de despolimerização e conversão de matérias-primas em moléculas de alto valor agregado e aplicar biotecnologia e nanotecnologia para criar novas funcionalidades de interesse industrial, resultando no desenvolvimento de materiais, microrganismos e enzimas que aproveitem as vantagens comparativas da biomassa e da biodiversidade brasileiras.