Candidato selecionado deverá atuar presencialmente no campus do CNPEM, em Campinas (SP). Inscrições podem ser submetidas até 14 de abril
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) oferece uma vaga de pesquisa, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na categoria Treinamento Técnico Nível 5 (TT-5), com duração de 2 anos e com valor de R$ 9.320,00. A oportunidade está vinculada ao auxílio à pesquisa FAPESP nº 2024/12890-5, oriundo de um acordo de cooperação com o Instituto Serrapilheira (7ª chamada pública de apoio à ciência).
O projeto será desenvolvido presencialmente junto ao Grupo de Design de Proteínas do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), no CNPEM. As inscrições devem ser submetidas até 14 de abril.
Título do projeto: “A inteligência artificial pode prever e planejar sinapses imunológicas?”
Sobre o projeto
O objetivo é avaliar se métodos de aprendizado de máquina e aprendizado profundo podem prever e planejar sinapses imunológicas, formadas pela interação entre receptores de células T (TCR) e antígenos apresentados em superfícies celulares.
Atividades específicas do bolsista
- Desenvolver, implementar e otimizar modelos classificadores de aprendizado de máquina e aprendizado profundo para predição da interação entre proteínas do sistema imune, utilizando dados de sequência e estrutura de proteínas.
- Desenvolver e implementar modelos generativos baseados em sequência ou estrutura de proteínas do sistema imune.
- Desenvolver e implementar modelos de linguagem de proteínas.
- Manter e versionar códigos em repositórios institucionais e apoiar no desenvolvimento de interface web.
- Manter e criar contêineres em cluster de alta performance (HPCC).
Como se candidatar
Alguns requisitos devem ser preenchidos pelos candidatos(as):
- Graduação concluída em Ciências da Computação, Física, Matemática, Engenharia ou áreas correlatas na área de Ciências Exatas.
- Experiência mínima de 5 anos comprovada em pesquisa ou atuação profissional na área das atividades propostas, após a graduação, ou título de Doutorado em área relacionada às atividades do projeto.
- Atender às exigências descritas no link: https://fapesp.br/bolsas/tt
- Dedicação exclusiva: 40 horas semanais.
Requisitos desejáveis e diferenciais
- Experiência em biologia computacional estrutural.
- Experiência em aprendizado de máquina e aprendizado profundo aplicados a proteínas.
- Vivência em sistemas Linux e programação em Python (particularmente com PyTorch e scikit-learn).
Os interessados devem preencher o formulário através do link https://forms.office.com/r/UtmZbyZc9e até o dia 14 de abril de 2025.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).