Interessados podem se candidatar até 31 de outubro de 2023; aprovado(a) será admitido para atuação em projeto relacionado à emissão de gases do efeito estufa
O Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) – organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a FAPESP e com o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON), oferece uma bolsa de pós-doutorado para avaliar os impactos do uso de fatores regionais de emissões de N2O (Tier 2) nas emissões de gases do efeito estufa no ciclo de vida de biocombustíveis.
O aprovado(a) irá atuar no campus do CNPEM e colaborará com pesquisadores do CCARBON, um CEPID vinculado à reitoria da Universidade de São Paulo (USP) e sediado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), em Piracicaba (SP).
O candidato aprovado será contratado por 24 meses, e receberá Bolsa FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor. É desejável que o candidato seja altamente motivado e produtivo, e apresente experiência em produção de biocombustíveis, emissões de gases do efeito estufa e análises de ciclo de vida.
Interessados(as) em aplicar para a oportunidade devem encaminhar:
- uma breve carta descrevendo a experiência anterior e o interesse pela vaga;
- súmula curricular (modelo FAPESP);
- duas cartas de recomendação.
Os documentos devem ser submetidos até 31/10/2023 para os e-mails cepcerri@usp.br e joao.carvalho@lnbr.cnpem.br.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.