Oportunidade para a área de inovação; candidaturas devem ser realizadas exclusivamente por e-mail
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abre seleção para duas bolsas de Treinamento Técnico nível IV-A (TT-IV-A) da FAPESP, vinculada ao projeto Centro de Engenharia Molecular para Materiais Avançados – CEMol (CEPID/CNPEM/FAPESP).
O bolsista exercerá suas atividades com o objetivo aproximar a pesquisa científica das aplicações tecnológicas no setor produtivo, por meio da estruturação de estratégias de inovação, gestão de propriedade intelectual e prospecção de parcerias com empresas e startups.
O trabalho será conduzido em colaboração com o Coordenador de Inovação e a Assessoria de Apoio à Inovação (AIN) do CNPEM. O bolsista ficará alocado na cidade de Campinas no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), que integra o CNPEM.
Atividades previstas
O bolsista apoiará a implementação da Frente de Inovação do CEMol, desenvolvendo atividades relacionadas a:
- Mapeamento de empresas e startups com potencial de colaboração com o CEMol;
- Conexão com empresas, startups e instituições parceiras na negociação de acordos e suporte à participação no Consórcio para Desenvolvimento de Novas Tecnologias.
- Articulação das relações entre os pesquisadores do CEMol e a área de gestão de propriedade intelectual do CNPEM, incluindo elaboração e acompanhamento de Acordos de Confidencialidade (NDA), Transferência de Material (MTA) e Cooperação;
- Apoio à elaboração de estudos de inteligência competitiva sobre tendências de mercado, tecnologias emergentes e potenciais parceiros;
- Apoio à elaboração de relatórios estratégicos e interlocução com a agências de fomento.
Formação
- Graduação completa em Administração, Economia, Engenharias ou áreas voltadas para Ciência & Tecnologia;
- Pós-graduação, Mestrado ou Doutorado será considerado um diferencial.
Requisitos
- Possuir mínimo de quatro anos de experiência em pesquisa ou experiência profissional na área de inovação, propriedade intelectual e interlocução com empresas;
- Capacidade de análise crítica, organização e boa comunicação escrita e oral;
- Desejável familiaridade com bases de dados científicas, análise de patentes, prospecção de empresas e ferramentas de gestão de projetos.
- Proficiência oral e escrita em inglês.
Características da bolsa
- Bolsa TT-IV-A da FAPESP, com duração inicial de 12 meses;
- Dedicação: 40 horas semanais (exclusiva);
- Valor mensal: R$ 7.440,00 (conforme tabela FAPESP vigente).
Inscrições
Os interessados devem enviar até 20 de janeiro 2026 os seguintes documentos para o e-mail cemol@cnpem.br com o assunto: [Bolsa TT-IV A Inovação– [Nome])
- Currículo Vitae
- Currículo Lattes em PDF (ou link)
- Histórico escolar completo
Os candidatos que possuírem perfis compatíveis com a vaga serão convidados para a realização de uma entrevista. Para mais informações, consulte o site: https://pages.cnpem.br/cepidcemol/.
Sobre o LNNano
O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) atua na pesquisa e no desenvolvimento envolvendo a escala nanométrica, por meio de infraestruturas sofisticadas e equipes altamente especializadas, capazes de buscar respostas a desafios científicos e alavancar soluções tecnológicas. Suas instalações abertas compõem um parque único no País, incluindo microscopia eletrônica, criomicroscopia, microscopia de força atômica, além de salas limpas e laboratórios que possibilitam desde a síntese e a caracterização de materiais até a fabricação de dispositivos. Sua pesquisa científica aborda temas estratégicos, nos quais a nanociência e a nanotecnologia contribuem para a solução de problemas nacionais, como em energias renováveis, materiais para a sustentabilidade, saúde e dispositivos quânticos. O LNNano faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).






